Mais antigo centro de compras da Capital comemora aniversário no Sábado (3)
Neste sábado, 3, o Mercado Público Central de Porto Alegre completa 140 anos. A comemoração inicia às 10h30, quando serão acesas as velas do bolo, produzido em uma das padarias do prédio, com direito a apresentação da Banda Municipal. A Prefeitura vai aproveitar a ocasião para apresentar os projetos de preparação do Mercado Público para a Copa do Mundo de 2014.
Diversas atrações já estão à disposição do público, como exposições fotográficas, Feiras de antiguidade, Feira do Vinil, 6ª Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários, ligas ao Centro de Referência da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, UFRGS e Comitê do Lago Guaíba
Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público Central tombado como um Bem Cultural, tornando-se um ícone de compras da Capital do Estado. Possui, hoje, mais de cem estabelecimentos. São quatro agropecuárias, 16 armazéns, 30 bares e restaurantes – incluindo cozinha macrobiótica, japonesa e portuguesa -,oito açougues, oito peixarias, duas bancas de jornais e revistas, barbearia, quatro lojas de artigos religiosos, três delicatessen, duas lotéricas, duas padarias, um posto bancário, duas fruteiras, oito bancas de hortifrutigranjeiros, uma loja de aquários, uma cachaçaria, duas sorveterias, duas lojas de cooperativas, uma loja de artesanato, loja do Sebrae, uma livraria e um telecentro, além das administrações do Mercado, através da Smic, Coordenação de Próprios e Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc).
O Mercado Público abre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e, sábados, das 7h30 às 18h30. O estacionamento no Largo Glênio Peres é liberado durante os sábados, domingos e feriados. Nos sábados, os bares e restaurantes ficam abertos até 20h30.
Melhor centro de compras da Capital
recebe cerca de 150 mil pessoas/dia
O Mercado Público Central de Porto Alegre é o marco de uma época de crescimento da capital gaúcha e permanece até hoje como um símbolo extra-oficial da cidade. É um dos poucos espaços tradicionais que preserva sua vitalidade no centro da capital. . Circulam diariamente pelo Mercado entre cem mil e 150 mil pessoas.
Atrativos não faltam. Além das mais de cem lojas de artigos variados que empregam mil trabalhadores e ainda geram 800 empregos indiretos, o mais antigo centro de abastecimento dos porto-alegrenses ainda oferece Internet gratuita para notebooks, através da rede wireless.
Dois pisos e cobertura
O Mercado começou a ser erguido em 1864, numa área aterrada, a partir do projeto do engenheiro Frederico Heydtmann, tendo como coordenador o empreiteiro Polidoro da Costa. A inauguração ocorreu em 3 outubro de 1869, mas só foi aberto no ano seguinte. O primeiro centro de abastecimento que se tem notícia é de 1840 e ficava no então Largo do Paraíso, atual praça 15 de Novembro, ao lado do atual.
Nesses 140 anos o Mercado passou por duas grandes modificações. O prédio quadrilátero, com um pátio central, tinha apenas um piso. Seu estilo neoclássico compunha com outros imóveis do Centro, como a Assembléia Legislativa e a Beneficência Portuguesa, um novo visual da cidade.
Em 1913 recebeu o segundo piso, com ladrilhos trazidos de Pelotas e, a partir de 1991 até 1997, a área interna foi totalmente reestruturada, com a reconfiguração das bancas, instalação de gás central, de elevadores e escadas rolantes e a principal intervenção: uma cobertura de metal, com mais de 15 metros de altura. A fachada foi restaurada, preservando a cor original, o amarelo ouro. A parte externa do prédio não pôde ser modificada desde 1979, quando foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município. Por isso, qualquer intervenção tem que passar pela análise da Secretaria da Cultura.
Prefeitura assumiu em 1999
Em 1999, aos 130 anos, o Mercado teve parte de seu condomínio repassado para gerenciamento da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). A Associação dos Comerciantes vinha recebendo constantes críticas de permissionários insatisfeitos com a extensão do horário de funcionamento e a abertura aos domingos, o que aumentava muito os gastos com segurança, limpeza e energia elétrica, porque também tinha que manter ligada a escada rolante e os dois elevadores.
A situação era agravada pelo valor da permissão de uso, o aluguel, que representava duas vezes mais que as despesas do condomínio. Por outro lado, era a única alternativa dos donos de bares e restaurantes aumentarem seus rendimentos.
Hoje, a administração é totalmente gerenciada pela Smic. O perfil dos lojistas no segundo pavimento mudou, de salas de escritórios para bares e restaurantes. Recentemente, a associação fez uma parceria com o Sebrae para qualificar os trabalhadores.
Em 2007, a prefeitura concluiu o investimento R$ 1,2 milhão nas obras de recuperação do Mercado com verbas do Funmercado. O prédio recebeu uma nova pintura, interna e externa, recuperação dos portões, manutenção e pintura da estrutura metálica, reforma das janelas, portas e aberturas, revisão das redes hidráulica e elétrica. (Por Cleber Dioni Tentardini)
Atrações
Exposição Na labuta conta
histórias dos trabalhadores
O universo do trabalho no Mercado Público é apresentado por meio da trajetória de indivíduos que fazem parte da história deste espaço. A mostra contempla o período entre final do século XIX e os dias atuais. Seu conteúdo é fruto de pesquisa histórica realizada pela equipe do Memorial do Mercado, coordenada pelo Historiador Benito Bisso Schmidt, com concepção visual de Ediolanda Liedke. Junto à mostra é apresentado o documentário Mercado Público de Porto Alegre: uma família de trabalhadores, de Felipe Henrique Gavioli.
Feira de Antiguidades marca aniversário
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em comemoração aos 140 anos do Mercado Público, está promovendo a 1ª Feira de Antiguidades. O evento acontecerá até o próximo dia 3 de outubro, quando será comemorado o aniversário de 140 anos do principal prédio histórico da cidade. A feira funcina das 9h às 17h, no quarto do quadrante no térreo do Mercado Público.
A 1ª Feira de Antiguidades é uma ótima opção de programa para os frequentadores do Mercado Público e do Centro Histórico. O evento conta com a participação dos expositores de antiguidades do Brique da Redenção. Uma nova edição da Feira no Mercado Público será realizada no período de 13 a 17 de outubro com a participação de aproximadamente 30 expositores.
Feira do Vinil
Feira regular com milhares de discos de vinil. Discos raros de todos os estilos. A principal feira de vinil da cidade. 2º Pavimento – Terraço 3 (subindo a escada rolante)
Exposição de Fotografias “Olhar sobre o Mercado”
Exposição organizada pelo Jornal do Mercado, tendo como foco os trabalhos fotográficos de 14 fotógrafos que participaram da coluna homônima no Jornal. A Exposição ocorrerá em 2 lugares diferentes, Térreo do Quadrante III e Terraço III.
Local: Quadrante III e Terraço III
Data: 06 a 31/10/2009
Horário: 8:00 às 19:00
Exposição de Fotografias – 30 vencedoras do I Concurso Fotográfico do Mercado Público, alusivo aos 140 anos
Exposição organizada pelo Jornal do Mercado e SMIC, sendo composta pelas 30 melhores fotos que participaram do I Concurso Fotográfico do Mercado Público. A Exposição ocorrerá no Terraço I.
Local: Terraço I
Data: 06 a 31/10/2009
Horário: 8:00 às 19:00
6ª Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários – Centro de Referência da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, UFRGS e Comitê do Lago GuaíbaMostra através de banners e posters. No Terraço 1, de 5 a 9 de Outubro
Local: Terraço I
Data: 05 a 09/10/2009
Horário: 8:00 às 19:00
Feira de Artesanato das Crianças
A Feira de Artesanato das Crianças, promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), ocupa novamente o andar térreo do Mercado Público, de 05 a 10 de outubro. O evento conta com 55 participantes dos grupos de artesanato da secretaria, Incubadora da Mulher da Zona Norte, Clubes de Mães do Programa Mulher e também artesãos individuais gerenciados pela Smic.
O passeio pelo prédio histórico nos seus 140 anos é uma das boas opções de lazer pela cidade, além da oferta de pratos típicos e lanches comercializados pelos bares e restaurantes do segundo piso e da variedade de produtos oferecidos pelas bancas do andar térreo.
Local: Quadrante IV
Data: 5 a 10/10/2009
Horário: 8:00 às 19:00
Coordenadorias
Coordenação do Mercado Público
Sala 120 – 2º Pavimento
De Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h
Coordenadorª Engª Adriana Leão da Silva
(51) 3289-4801 / 4802
E-Mail: mercadopublico@smic.prefpoa.com.br
Site:www.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico
Auditório do Mercado
Quadrante 1 – Lojas 010 / 012 / 014 – 2º Pavimento
Agendamento do auditório: Secretaria Municipal da Governança Local
Telefone: (51) 3289-3661
Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascopec)Quadrante 2 – Loja T2A – 2º Pavimento
Telefone: (51) 3286-1811
E-mail: ascomep@yahoo.com.br
Memorial do Mercado Quadrante 1 – Lojas 036 / 038 / 040 – 2º Pavimento
Atendimento das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Telefone: (51) 3225-0793
Serviço de Atendimento ao Turista (SAT)
Escritório de Turismo – ESTUR
Quadrante 3 – Térreo
Acesso pelo portão central do Largo Glênio Peres
Telefones: 0800-517686 ou (51) 3333-1873
Mercado Público completa 140 anos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
-
Muito bem descrita a evolução do mercado público. Inclusive, na época de um único andar, havia um pequeno hotel no mesmo, na parte frontal ao porto, para receber os viajantes que vinham a Porto Alegre de barco. comentar
Deixe um comentário