“Agora temos renda garantida, não precisamos mais nos esconder na informalidade e podemos expandir nosso mercado”, comemorou o produtor rural, Carlos Schropfer, ao receber das mãos do governador José Ivo Sartori, nesta tarde (30/08), o certificado de milésima agroindústria incluída no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
A agroindústria de melado batido da família Schropfer, Engenho Velho, localizada no interior de Roque Gonzales, também passou a usar, nesta semana, o Selo Sabor Gaúcho, que certifica a qualidade do produto e garante sua proveniência de estabelecimentos artesanais.
“Este já não é mais um programa de governo, mas sim de Estado”, garantiu Sartori, ao entregar a milésima certificação.
Schropfer contou que trabalhar na legalidade lhe garantiu uma ampliação de mais de 50% da renda familiar, que varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil mensais.
Com a conquista da certificação, a ideia é aumentar a produção de 700 quilos de melado mensais, para mil quilos. “Também queremos diversificar a produção com mais dois novos produtos: açúcar mascavo e rapadura”, anunciou.
Na propriedade de 15 hectares, Carlos trabalha com a esposa Rosalina e o filho Anderson Felipe, que também é o responsável técnico pela produção.
“A sucessão familiar vai se dar quando a propridade se tornar rentável”, afirmou Sartori. E foi realmente isso que aconteceu na famíllia Schropfer. “Com apoio do governo por meio de políticas públicas e da assistência técnica da Emater, pudemos investir na agroindustrialização, agregando valor ao nosso produto e ampliando nossa renda.
Nessa expectativa, e por ser filho único, resolvi ficar na propriedade rural e seguir o negócio com meus pais. Hoje tenho uma renda maior que os meus colegas que foram estudar e tentar a vida na cidade”, avaliou Anderson.
O diretor de Agricultura Familiar da SDR, José Alexandre Rodrigues, afirmou que atualmente estão cadastradas no programa mais de 3 mil agroindústrias, sendo que 1.089 já receberam a certificação e estão legalizadas. “Nossa meta é formalizar 1,2 mil até o final do ano”. O presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn, informou que a cada três dias uma nova agroindústria é legalizada no Estado.
Participaram do ato, o secretário da SDR, Tarcísio Minetto; a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário adjunto da SDR, Iberê Orsi; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o engenheiro agrônomo e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Roque Gonzales, Canísio Berwaldt; o técncico agrícola do mesmo município, Luís Miguel Haab; os deputados Elton Weber, Liziane Bayer e Edson Brum.
(com informações da assessoria de imprensa)

Deixe um comentário