Ministro da Saúde participa da inauguração do novo centro obstétrico do Conceição

A solenidade de inauguração do Centro Obstétrico (CO) do Hospital Conceição ocorre nesta segunda-feira, 10 de julho, às 8h30min, com a presença confirmada do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), profissionais de saúde e autoridades.
A reformulação do processo de atendimento das gestantes e bebês foi realizada com o objetivo de adequar os ambientes às mudanças no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Com a reestruturação, o novo Centro Obstétrico contará com a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que oportunizam a privacidade e o conforto da mulher e do acompanhante de sua escolha durante todo o trabalho de parto e o parto. Na ocasião, também será celebrado os 51 anos de atividade da Maternidade, localizada na Av. Francisco Trein, 596, 2º andar, Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. Visando à qualificação do cuidado, o antigo CO iniciou a sua reforma em 2016, com atendimento permanente durante a realização das obras e benfeitorias.
As boas práticas serão contempladas com a privacidade das mamães em atendimento, ambiente agradável, com a diminuição da luminosidade, a presença do acompanhante em tempo integral, são alguns dos procedimentos que vão garantir a qualificação do atendimento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. “Teremos o atendimento qualificado e humanizado com uma assistência baseada em evidências científicas”, ressaltou a coordenadora da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição, enfermeira Lisete Ambrosi.
O trabalho integrado das equipes das áreas médica e de enfermagem da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição vai propiciar a implementação das boas práticas assistenciais, cientificamente comprovadas, como a promoção do parto fisiológico, manejo não farmacológico do trabalho de parto, posições de escolha da mulher para o parto, contato pele a pele entre mãe e bebê imediato e contínuo após o nascimento e o incentivo à amamentação na primeira hora de vida. Também permite que a mãe, o bebê e o acompanhante permaneçam juntos após o nascimento.
Estrutura
Conforme informações da engenheira Isar Perelman Rosenberg, gerente de Engenharia e Patrimônio (GENP) do GHC, o novo Centro Obstétrico terá em área 1.117,69m², com duas salas de parto cirúrgico/cesárea, uma sala de curetagem, uma sala de recuperação com quatro leitos, seis quartos PPP (pré-parto/parto/pós-parto), uma sala com equipamento de ultra-sonografia, uma sala com seis leitos para pré-parto de alto risco e com áreas de apoio que são obrigatórias pela RDC.
A obra do Centro Obstétrico foi executada em 12 meses, por empresa terceirizada, fiscalizada pela GENP-GHC, por meio do engenheiro Newton Araújo Quintela. O custo da obra foi de R$ 4.130.732,59. Na obra, foram utilizados materiais de classe A, resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes, superfícies com acabamentos monolíticas.
Já os materiais cerâmicos e rejuntes contam com índices de absorção de água superior a 4%. Nos tetos e paredes dos ambientes foram pintadas com tintas a base de epóxi, piso vinílico em manta. Metais conforme recomendação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Conceição e louças adaptadas para PNE. “Todos os materiais e revestimentos empregados, conforme orientação da RDC 50”, salientou Isar Rosemberg, gerente da GENP.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *