A solenidade de inauguração do Centro Obstétrico (CO) do Hospital Conceição ocorre nesta segunda-feira, 10 de julho, às 8h30min, com a presença confirmada do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), profissionais de saúde e autoridades.
A reformulação do processo de atendimento das gestantes e bebês foi realizada com o objetivo de adequar os ambientes às mudanças no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Com a reestruturação, o novo Centro Obstétrico contará com a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que oportunizam a privacidade e o conforto da mulher e do acompanhante de sua escolha durante todo o trabalho de parto e o parto. Na ocasião, também será celebrado os 51 anos de atividade da Maternidade, localizada na Av. Francisco Trein, 596, 2º andar, Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. Visando à qualificação do cuidado, o antigo CO iniciou a sua reforma em 2016, com atendimento permanente durante a realização das obras e benfeitorias.
As boas práticas serão contempladas com a privacidade das mamães em atendimento, ambiente agradável, com a diminuição da luminosidade, a presença do acompanhante em tempo integral, são alguns dos procedimentos que vão garantir a qualificação do atendimento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. “Teremos o atendimento qualificado e humanizado com uma assistência baseada em evidências científicas”, ressaltou a coordenadora da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição, enfermeira Lisete Ambrosi.
O trabalho integrado das equipes das áreas médica e de enfermagem da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição vai propiciar a implementação das boas práticas assistenciais, cientificamente comprovadas, como a promoção do parto fisiológico, manejo não farmacológico do trabalho de parto, posições de escolha da mulher para o parto, contato pele a pele entre mãe e bebê imediato e contínuo após o nascimento e o incentivo à amamentação na primeira hora de vida. Também permite que a mãe, o bebê e o acompanhante permaneçam juntos após o nascimento.
Estrutura
Conforme informações da engenheira Isar Perelman Rosenberg, gerente de Engenharia e Patrimônio (GENP) do GHC, o novo Centro Obstétrico terá em área 1.117,69m², com duas salas de parto cirúrgico/cesárea, uma sala de curetagem, uma sala de recuperação com quatro leitos, seis quartos PPP (pré-parto/parto/pós-parto), uma sala com equipamento de ultra-sonografia, uma sala com seis leitos para pré-parto de alto risco e com áreas de apoio que são obrigatórias pela RDC.
A obra do Centro Obstétrico foi executada em 12 meses, por empresa terceirizada, fiscalizada pela GENP-GHC, por meio do engenheiro Newton Araújo Quintela. O custo da obra foi de R$ 4.130.732,59. Na obra, foram utilizados materiais de classe A, resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes, superfícies com acabamentos monolíticas.
Já os materiais cerâmicos e rejuntes contam com índices de absorção de água superior a 4%. Nos tetos e paredes dos ambientes foram pintadas com tintas a base de epóxi, piso vinílico em manta. Metais conforme recomendação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Conceição e louças adaptadas para PNE. “Todos os materiais e revestimentos empregados, conforme orientação da RDC 50”, salientou Isar Rosemberg, gerente da GENP.
Ministro da Saúde participa da inauguração do novo centro obstétrico do Conceição
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário