A Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul conquistou o voto que faltava para atingir um terço da legislatura e ter o direito regimental de se instalar e debater a importância do banco público,na Assembleia Legislativa.
O 20º voto necessário para a instalação da Frente chegou com a assinatura do deputado estadual Marlon Santos (PDT).
O Banrisul é considerado “a joia da coroa” do pacote de privatização de autarquias, fundações e outros bens públicos, que está sendo posto em prática pelo governo Sartori.
O governo estadual tem negado a intenção de privatizar o banco, mas o ministro Henrique Meirelles mencionou essa possibilidade ao falar das contrapartidas que o governo federal vai exigir para assinar o acordo que suspende o pagamento da dívida do Estado por três anos.
O governo do Estado precisa de 33 votos para derrubar ao artigo 22 da Constituição Estadual, que vincula a privatização do Banrisul à consulta pública ou plebiscito.
Caráter democrático
O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Sérgio Hoff, reiterou ao deputado Bianchini o caráter democrático e o propósito de debater a importância do Banrisul público com amplos setores da sociedade gaúcha.
“Vamos trazer subsídios, os deputados vão trazer subsídios para fazermos um debate bastante profundo sobre a importância do Banrisul público. Os bancários vão participar e acompanhar os trabalhos da Frente”, anunciou Sérgio.
O presidente em exercício do SindBancários e também funcionário do Banrisul, Luciano Fetzner, exaltou o caráter democrático e politicamente aberto da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul e contou da angústia dos colegas que estão preocupados com as notícias de utilização do Banrisul para o acordo de dívida.
“Estaremos mobilizados. O discurso do governo é que o Banrisul não vai ser vendido Mas, nós, banrisulenses, temos que confiar é na nossa união na defesa do banco público. Demos um passo importante para trabalharmos na defesa do Banrisul público neste período em que o contexto político é favorável ao ajuste fiscal e à venda de empresas públicas como um discurso de superação de crises financeiras”, afirmou Luciano.
Calendário de mobilização:
Quinta-feira, 16/2: Plenária dos Banrisulenses no Auditório da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre) a partir das 17h30.
Terça- feira, 21/2: Grande Expediente na Assembleia Legislativa do deputado Zé Nunes sobre a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul.
Até a quarta-feira, 15/3: É a data limite para que os Sindicatos do Interior realizem plenárias em defesa do Banrisul.
Quarta-feira, 15/3: Ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, às 17h.
Sábado, 18/3: Assembleia Nacional dos Banrisulenses na sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto
Os 19 deputados que já assinaram
Adão Villaverde (PT)
Altemir Tortelli (PT)
Bombeiro Bianchini (PPL)
Ciro Simoni (PDT)
Eduardo Loureiro (PDT)
Enio Bacci (PDT)
Jeferson Fernandes (PT)
Juliana Brizola (PDT)
Juliano Roso (PCdoB)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Manuela D’Ávila (PCdoB)
Marlon Santos (PDT)
Miriam Marroni (PT)
Nelsinho Metralúrgico (PT)
Pedro Ruas (PSOL)
Ronaldo Santini (PTB)
Stela Farias (PT)
Tarcísio Zimmermann (PT)
Valdeci Oliveira (PT)
Zé Nunes (PT)
(Com informações da Assessoria de Imprensa/Sindbancários)
Mobilização garante frente parlamentar em defesa do Banrisul
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário