Mostra X na Galeria Ecarta tem sarau poético, filmes e debates sobre racismo

Dando continuidade à programação da mostra X, a Galeria Ecarta realiza neste sábado, 10, às 16h, a primeira Roda de Conversa. O encontro informal tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre o problema do racismo, tomando como eixo central para o seu combate um diálogo com as reflexões e expressões desenvolvidas pelo povo negro.
A atividade ocorre por meio da interlocução entre artistas, ativistas, intelectuais e pesquisadores e pretende observar os lugares de fala dos envolvidos como forma de perceber as dificuldades e os privilégios presentes no racismo estrutural e institucionalizado no Brasil.
A Roda de Conversa, que busca ampliar o debate geralmente restrito à academia ou à militância política, é aberta ao público, que poderá também dar a sua contribuição ao debate.
No dia 23 de outubro, o Cineclube Especial Carolina de Jesus promoverá exibições de filmes e debates sobre a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus. A Galeria Ecarta é apoiadora do evento, que contará com a participação de Diego Balbino e Paola Prandini, autores do livro “Carolinas” (AfroeducAÇÃO, 2014).
Serão exibidos os curtas “Favela: a vida na pobreza”, de Christa Gottmann (Alemanha, 1971, 19min) e “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz (Brasil, 2014, 10min). As sessões ocorrerão no Afrosul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850), às 19h30min, com ingressos a R$ 5.

FOTO 4_Crédito Igor Sperotto
A montagem de “Aceita?”, de Moisés Patrício/Fotos Igor Sperotto

Ainda no mês de outubro, a Galeria Ecarta trará a Porto Alegre o artista Moisés Patrício, integrante da mostra X. No dia 27, às 19h, ele participará do sarau Sopapo Poético, tradicional encontro de arte negra realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC) − sempre na última terça-feira do mês, no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) −, com entrada franca. E na quarta-feira, 28,  às 19h, ele estará na segunda Roda de Conversa na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), também com entrada gratuita.
Detalhe do trabalho de Rafael RG com verbetes extraídos da cartilha Politicamente Correto & Direitos Humanos
Detalhe do trabalho de Rafael RG com verbetes sobre Politicamente Correto & Direitos Humanos

MOSTRA “X”
Com curadoria de Leo Felipe e Luisa Duarte, e assessoria histórica e política de Fernanda Oliveira, a mostra “X”, em cartaz na Galeria Ecarta até 15 de novembro, reúne obras de Carlos Vergara, Moisés Patrício e Rafael RG. A exposição apresenta-se como uma resposta às manifestações de racismo que tomam conta do debate público nacional.
FOTO 3_Crédito Igor Sperotto
A historiadora Fernanda Oliveira faz um leitura da icônica fotografia de Carlos Vergara

CAROLINA DE JESUS (1914 – 1977)
Mineira, teve seu diário publicado em 1960. O livro, intitulado “Quarto de despejo, se esgotou em uma semana. Foi traduzido para 13 idiomas e tornou-se um best-seller na América do Norte e na Europa. Em seguida, Carolina lançou “Casa de Alvenaria” (1961), “Pedaços de Fome” (1963), “Provérbios” ( 1963). Após sua morte, foram publicados “Diário de Bitita” (1982), “Meu Estranho Diário” (1996), “Antologia Pessoal” (1996) e “Onde Estaes Felicidade” (2014).
SOPAPO POÉTICO (http://sopapopoetico. blogspot.com.br/)
Encontro de ARTE NEGRA realizado pela Associação Negra de Cultura  (ANdC) sempre na última terça-feira do mês em Porto Alegre, com entrada franca. A exemplo de outros saraus negros que proliferam no Brasil, a iniciativa busca, em um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte e o seu sujeito, mediante o discurso poético.
MOISÉS PATRÍCIO
É artista multimídia e arte-educador. Nasceu, em 1984, em São Paulo. Aos dez anos, inscreveu-se na oficina de pintura e grafite dos Meninos de Arte de Santo André. Durante o período das aulas, chegou a ser assistente do professor e a participar de várias exposições e eventos. Hoje, trabalha e vive como artista e educador em São Paulo. É membro-fundador do Atelier Coletivo DES (Dialéticas Sensoriais), que, desde 2006, realiza ações coletivas estéticas, como exposições e instalações dialéticas sobre arte contemporânea e urbanidade nas periferias de Santo André e da Capital paulista.
A Galeria Ecarta fica na av. João Pessoa, 923, Porto Alegre. Entrada franca para a atividade de sábado. O Cineclube Carolina de Jesus realizado no Afrosul Odomodê (av. Ipiranga, 3850, custa R$5. O Sarau Sopapo Poéticoacontece no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) e a entrada franca, assim como a 2ª Roda de conversa da mostra “X” que ocorre na própria Galeria.
 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *