Dando continuidade à programação da mostra X, a Galeria Ecarta realiza neste sábado, 10, às 16h, a primeira Roda de Conversa. O encontro informal tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre o problema do racismo, tomando como eixo central para o seu combate um diálogo com as reflexões e expressões desenvolvidas pelo povo negro.
A atividade ocorre por meio da interlocução entre artistas, ativistas, intelectuais e pesquisadores e pretende observar os lugares de fala dos envolvidos como forma de perceber as dificuldades e os privilégios presentes no racismo estrutural e institucionalizado no Brasil.
A Roda de Conversa, que busca ampliar o debate geralmente restrito à academia ou à militância política, é aberta ao público, que poderá também dar a sua contribuição ao debate.
No dia 23 de outubro, o Cineclube Especial Carolina de Jesus promoverá exibições de filmes e debates sobre a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus. A Galeria Ecarta é apoiadora do evento, que contará com a participação de Diego Balbino e Paola Prandini, autores do livro “Carolinas” (AfroeducAÇÃO, 2014).
Serão exibidos os curtas “Favela: a vida na pobreza”, de Christa Gottmann (Alemanha, 1971, 19min) e “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz (Brasil, 2014, 10min). As sessões ocorrerão no Afrosul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850), às 19h30min, com ingressos a R$ 5.

Ainda no mês de outubro, a Galeria Ecarta trará a Porto Alegre o artista Moisés Patrício, integrante da mostra X. No dia 27, às 19h, ele participará do sarau Sopapo Poético, tradicional encontro de arte negra realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC) − sempre na última terça-feira do mês, no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) −, com entrada franca. E na quarta-feira, 28, às 19h, ele estará na segunda Roda de Conversa na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943), também com entrada gratuita.

MOSTRA “X”
Com curadoria de Leo Felipe e Luisa Duarte, e assessoria histórica e política de Fernanda Oliveira, a mostra “X”, em cartaz na Galeria Ecarta até 15 de novembro, reúne obras de Carlos Vergara, Moisés Patrício e Rafael RG. A exposição apresenta-se como uma resposta às manifestações de racismo que tomam conta do debate público nacional.

CAROLINA DE JESUS (1914 – 1977)
Mineira, teve seu diário publicado em 1960. O livro, intitulado “Quarto de despejo, se esgotou em uma semana. Foi traduzido para 13 idiomas e tornou-se um best-seller na América do Norte e na Europa. Em seguida, Carolina lançou “Casa de Alvenaria” (1961), “Pedaços de Fome” (1963), “Provérbios” ( 1963). Após sua morte, foram publicados “Diário de Bitita” (1982), “Meu Estranho Diário” (1996), “Antologia Pessoal” (1996) e “Onde Estaes Felicidade” (2014).
SOPAPO POÉTICO (http://sopapopoetico. blogspot.com.br/)
Encontro de ARTE NEGRA realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC) sempre na última terça-feira do mês em Porto Alegre, com entrada franca. A exemplo de outros saraus negros que proliferam no Brasil, a iniciativa busca, em um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte e o seu sujeito, mediante o discurso poético.
MOISÉS PATRÍCIO
É artista multimídia e arte-educador. Nasceu, em 1984, em São Paulo. Aos dez anos, inscreveu-se na oficina de pintura e grafite dos Meninos de Arte de Santo André. Durante o período das aulas, chegou a ser assistente do professor e a participar de várias exposições e eventos. Hoje, trabalha e vive como artista e educador em São Paulo. É membro-fundador do Atelier Coletivo DES (Dialéticas Sensoriais), que, desde 2006, realiza ações coletivas estéticas, como exposições e instalações dialéticas sobre arte contemporânea e urbanidade nas periferias de Santo André e da Capital paulista.
A Galeria Ecarta fica na av. João Pessoa, 923, Porto Alegre. Entrada franca para a atividade de sábado. O Cineclube Carolina de Jesus realizado no Afrosul Odomodê (av. Ipiranga, 3850, custa R$5. O Sarau Sopapo Poéticoacontece no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) e a entrada franca, assim como a 2ª Roda de conversa da mostra “X” que ocorre na própria Galeria.
Mostra X na Galeria Ecarta tem sarau poético, filmes e debates sobre racismo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário