Milhares de pessoas foram às ruas em passeatas pedindo o fim da impunidade e contra a corrupção. Internautas organizaram, por meio das redes sociais, protestos que se espalharem pelo país. No Facebook, mais de 100 eventos foram registrados
O movimento apartidário foi quase que inteiramente realizado por brasileiros que espontaneamente quiseram se manifestar.
Sem uma pauta mais definida, os cartazes carregados falavam contra a corrupção em geral. Mais algumas reivindicações apareciam com mais destaque – como o fim do voto secreto no poder legislativo; o apoio a “faxina” de Dilma Rousseff nos ministérios; pedidos para que a corrupção se torne crime hediondo; e a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.
Em Porto Alegre a concentração começou por volta das 10h, e após o término do desfile oficial, uma marcha partiu da Avenida Loureiro da Silva em direção ao Parque da Redenção.
Cerca de dois quilômetros foram percorridos em pouco mais de uma hora. No final, ao lado do Monumento dos Expedicionários, na Redenção, haviam aproximadamente 2000 pessoas, que juntas cantaram o hino nacional.
Apitos, máscaras, nariz de palhaço e caras pintadas foram os símbolos escolhidos pelos manifestantes.
Os participantes mostravam-se empolgado com o ato. A jovem estudante Gisele Santos disse: “foi muito legal, adorei, é a primeira vez que participo, quero participar de todas, foi ótimo”.
Já a enfermeira Thais Vieira parabenizou os manifestantes: “queria cumprimentar a galera que está aqui. É de ações pacíficas como essa que precisamos para mudar a cara do nosso país. Parabéns também aos organizadores pela iniciativa”.
Para a professora aposentada Virgínia Lotes, 60 anos, a manifestação é importante para conscientizar as pessoas: “é uma forma de cada um se expressar e espero que este movimento alcance muitos outros que ainda estão em casa, confortavelmente. Ponham a mão na consciência”.
Pelas redes sociais já há novos eventos programados. O grupo do facebook ‘Caras Pintadas Contra a Corrupção- Porto Alegre’, programa uma nova passeata dia 20 de setembro.
Protesto em Brasília teve participação de 25 mil pessoas
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, por volta de 25 mil pessoas participaram da manifestação na esplanada dos ministérios. O movimento foi pacífico. Entre os participantes estavam estudantes, aposentados e até crianças.
Durante o percurso houve uma lavagem simbólica do Ministério da Agricultura e do Congresso Nacional. Ao som do Hino Nacional, a Praça dos Três Poderes foi ocupada para um “abraço” a Bandeira do Brasil.
Após quase duas horas, alguns manifestantes tomaram o gramado em frente ao Congresso e ocuparam o espelho d’água, molhando os policiais, que fizeram um cordão de isolamento em frente à rampa de acesso.
Em São Paulo, o ato aconteceu no vão livre do MASP, na Avenida Paulista. Já no Rio de Janeiro, a manifestação tomou a Avenida Rio Branco, no centro.
Além do facebook, as manifestações foram sucesso também na rede de micro blogs Twitter, as hashtags mais utilizadas são #todoscontraacorrupcao, #LutopeloBrasil, #setembronegro, entre outras.

Deixe um comentário