Movimento de Justiça e Direitos Humanos celebra 36 anos com palestra

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) celebra seus 36 anos de atuação com um debate sobre um episódio ainda pouco conhecido da luta contra a ditadura militar: o levante que ficou conhecido como a “ Guerrilha de Três Passos”, primeiro movimento armado de resistência ao regime, que completa seu cinquentenário em 2015.
O evento ocorre no dia 25 de março, às 19hs, no Auditório do Memorial do Legislativo (Rua Duque de Caxias, 1029), em Porto Alegre.
Além da exibição do trailer de um documentário sobre o levante, dois combatentes – Valdetar Antonio Dornelles e Abrão Antonio Dornelles – debaterão com o jornalista Flávio Ilha, que integra o grupo que resgatou a história da Guerrilha de Três Passos e com o presidente do MJDH, Jair Krischke.
episódio veio a tona na Comissão da Verdade
O episódio da Guerrilha de Três Passos ganhou destaque no relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue à presidenta Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro de 2014.
Poucos dias antes de completar um ano do golpe civil-militar que derrubou o governo do presidente João Goulart, um grupo constituído por camponeses, militares e profissionais liberais, de origem trabalhista/brizolista foi protagonista da primeira ação armada contra a ditadura.
As ações realizadas pelo Movimento 26 de Março (M-26) foram a tomada do Destacamento da Brigada Militar, da Delegacia de Polícia e do presídio de Três Passos, a invasão da agência do Banco do Brasil e da Rádio Difusora, em que foi transmitido de um manifesto de Cardim em nome das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).
A guerrilha terminou frustrada e os seus participantes foram presos, barbaramente torturados e condenados pela Justiça Militar a duras penas.
* Com informações do Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *