Movimento Roessler coordena aula sobre Rio dos Sinos a líderes comunitários

Os alunos do curso Gestores Ambientais Comunitários participaram de mais de uma aula em campo dentro do Projeto VerdeSinos, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Coordenada pelo Movimento Roessler para Defesa Ambiental, a aula foi ministrada pelo biólogo Fernando Soares, que realizou um percurso determinado por um transecto – um corte, ou uma linha traçada de um ponto a outro, com finalidade de estudo. O trajeto foi do Morro dos Bois, na Lombra Grande, ao Morro Dois Irmãos.
A turma é composta por 40 lideranças comunitárias, integrantes de 15 instituições sociais da região da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O curso possui um total de oito encontros e o encerramento está previsto para novembro. A próxima aula será no dia 17/10, sobre Sistema Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.
A primeira parada do coletivo ocorreu na ponte sobre o Rio dos Sinos, na barrinha, em Campo Bom, para visualizar o rio e seu entorno. Depois os alunos caminharam 68 metros para subir até o Morro dos Bois. “A idéia é que a gente possa se sentir aqui no local e refletir sobre o que vemos aqui”, ressaltou Soares.
A prática incluiu a reflexão sobre diversos aspectos. Altitude, formação rochosa, fauna, flora, localização de arroios, importância da biodiversidade não humana remanescente na região, situação dos mananciais da região metropolitana e formação das florestas, integravam o questionário. Lá de cima foi possível ver bem como é a formação de uma microbacia hidrográfica, com morros, arroios, córregos e banhados.
Em seguida, o grupo almoçou no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, na Lomba Grande, visitou o local e seguiu até a próxima parada na Integração, área de cheias do rio. O último ponto do transecto foi uma caminhada entre os morros Dois Irmãos, de onde, em dia de sol, é possível visualizar o ponto de partida do percurso: o Morro dos Bois.

Integração, área de cheias do rio
Integração, área de cheias do rio

Ao final, os alunos puderam refletir também sobre a forma, direta, ou indireta, que o projeto que estão elaborando no curso irá contribuir com a gestão do uso e da oferta dos recursos naturais na bacia Sinos. O biólogo Julian Mauhs e o agrônomo Arno Kayser também contribuíram com seus ensinamentos aos alunos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *