Música e Nativismo levaram metade da LIC em 2015

Música e Nativismo (Tradição e folclore) foram o destino de 51% dos investimentos em Cultura, através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), no Rio Grande do Sul. A informação é do relatório de gestão, com o balanço de 2015, apresentado no início deste mês pela Secretaria de Cultura do Estado. O valor total é de R$ 35 milhões, obtidos pela LIC, através do abatimento de impostos das empresas que financiam os projetos culturais aprovados. Destes, 31% são destinados à música e 20% às manifestações culturais nativistas.
Setores como cultura popular, carnaval de rua, dança, teatro, artesanato e artes visuais somam dez por cento dos projetos aprovados.
O governo não interfere diretamente na escolha desses projetos. A responsabilidade é do Conselho Estadual de Cultura, formado por 24 membros. Dois terços dos conselheiros são eleitos por entidades representativas culturais e um terço, pelo governador do Estado.
O secretário da Cultura, Victor Hugo, diz que não pode avaliar as decisões do Conselho. “Apenas respeito, mas a nossa pasta trabalha para que a distribuição dos recursos seja a mais justa possível”, diz o secretário.
A LIC financiou 199 projetos, alcançando 169 municípios no ano passado. O governo também disponibiliza através do site do Pró-Cultura todos os projetos beneficiados, o valor captado para o evento e qual empresa patrocinou.
Confira abaixo a divisão dos recursos da LIC em 2015:
Sem título

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *