Músicos gaúchos da Coompor fazem tributo a obra de Pery Sousa, em parceria com JÁ

Higino Barros
1987 é um ano complicado para a população brasileira: governo Sarney, Plano Cruzado fracassado e inflação nas alturas. A área cultural passa por grandes transformações também. A indústria fonográfica brasileira aposta suas fichas no rock brazuca. Parte significativa da produção musical gaúcha, sem acesso às grandes gravadoras, funda a Cooperativa Mista de Compositores de Porto Alegre (Coompor).
2017 marca os 30 anos de fundação dessa iniciativa e a reunião desse grupo de artistas em torno de uma causa nobre. Prestar um tributo ao músico Pery Souza, trabalho gravado em vídeo e que será disponibilizado no site do JÁ Porto Alegre durante os meses de agosto e setembro.
O primeiro presidente da Coompor, Nélson Coelho de Castro, diz que a entidade teve como inspiração a Cooperativa de Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal). “Durante dez anos a Coompor produziu e promoveu dezenas de eventos. Foram espetáculos, cursos, oficinas e outras atividades artísticas de todos os gêneros. Um dos mais marcantes foi o disco Coompor canta Lupi, uma grande reunião que fizemos em torno da obra de Lupicínio Rodrigues”.
Efervescência cultural
Segundo Nelson Coelho de Castro foi tamanha a efervescência de suas atuações que a Coompor se tornou um empreendimento de sucesso influenciando e estimulando o cenário cultural daquela época. “Muito mais do que estes êxitos, a Coompor demonstrou que artistas e músicos poderiam organizar e produzirem seus próprios trabalhos”.
Um dos músicos fundadores da Coompor, Raul Elwanger, explica que foi inspirado na homenagem a Lupicínio Rodrigues que eles resolveram fazer agora um tributo a Pery Souza, ideia que teve a adesão imediata de músicos da extinta Coompor, de músicos que trabalharam com Souza e da família Ramil, parentes de Pery.
“O bacana da história agora é que ela oportunizou, como foi no passado, a junção de músicos já estabelecidos com os novos. E mostra que dá para fazer as coisas acontecerem, mesmos nos difíceis tempos de hoje”, explica Elwanger.
Os 15 vídeos com as apresentações dos músicos de Coompor canta Pery foram gravados durante espetáculo realizado no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, no dia 13 de julho.
Participantes
ARTISTAS DA COOMPOR: BEBETO ALVES, CLAUDIO LEVITAN, CRISTIANO HANSEN, GELSON OLIVEIRA, NANCI ARAUJO, NEUZA ÁVILA, NELSON COELHO DE CASTRO, PAULO GAIGER, RAUL ELLWANGER, OSCAR SIMCH, CESAR DORFMAN, CESAR PRIEB, EDILSON ÁVILA, EVERSON VARGAS, FERNANDO CORONA, JUA FERREIRA E PEDRINHO FIGUEIREDO.
CONVIDADOS ESPECIAIS: KLEITON E KLEDIR, IAN, THIAGO E GUTCHA RAMIL, CORAL DA FEPAM, CORAL ÍTALO-BRASILEIRO – REGENTE GERSON DE SOUZA.
POETAS PARCEIROS: ÁLVARO BARCELOS, JAIME VAZ BRASIL, JERÔNIMO JARDIM, JOSÉ FOGAÇA, LUIS CORONEL E LUIS DE MIRANDA.
Play List
ESSE ESTRANHO (Pery Souza e Álvaro Barcelos) PARA SEMPRE AMIGO (Pery Souza e Fogaça) CIGANA TIRANA (Pery Souza e Raul Ellwanger) PAMPA DE LUZ (Pery Souza e Luis de Miranda) MOLEQUE BONITO (Pery Souza/Raul Ellwanger) DEIXO O TEU NOME NOS MUROS DA CIDADE (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) ENCONTRO DAS ÁGUAS (Pery Souza) MILONGA (Pery Souza) CHOTE CHUCRO (Pery Souza e Jerônimo Jardim) ESTRELA GURIA (Pery Souza e José Fogaça) RECADO (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) POR ONDE ELA ANDA (Pery Souza e Jaime Vaz Brasil) CORAÇÃO VADIO (Pery Souza e José Fogaça) NOITE DE SÃO JOÃO (Pery Souza e Kledir Ramil) PAMPA DE LUZ (Pery Souza e Luis de Miranda)
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *