Nasce uma revista

Elmar Bones fez um relato da trajetória de 21 anos do Jornal JÁ (Foto: Arfio Mazzei/JÁ)

JÁ Especial 21 anos é o número zero da nova publicação da JÁ Editores, e ao mesmo tempo encerra em suas páginas uma história consagrada de mais de duas décadas. A revista foi lançada na noite de quinta-feira, 15 de março, no Memorial do Rio Grande do Sul.

Um público atento de 300 convidados participou da cerimônia, que teve discursos do diretor do Memorial, o historiador Voltaire Schilling, e de Elmar Bones, que fez um relato da trajetória de 21 anos da empresa que dirige.

Schilling, um dos intelectuais que fundou o em 1985, lembrou o voluntarismo dos pioneiros. Reconheceu que a gestão era amadora na sua época e que a falta de profissionalismo levou seus companheiros a entregar o jornal para um grupo liderado por Elmar Bones.

“Quando os jornalistas assumiram o , o veículo se profissionalizou, e agora, aos 21 anos está aí, consolidado como uma publicação relevante para a sociedade gaúcha”.

Além de Schilling prestigiaram a festa outros fundadores do , como o advogado Helio Rodrigues, o músico Flávio Oliveira e ainda os fotógrafos Luiz Eduardo Achutti e Daniel de Andrade.

Bones: “Seguimos na busca por um jornalismo de alto nível”

A apresentação de Elmar Bones resgatou a história do jornal que acumula diversos prêmios, inclusive o único Esso de Reportagem vencido pelo Rio Grande do Sul, em uma categoria nacional de jornalismo impresso.

Desde a época dos intelectuais, o projeto era de um jornal que abordasse temas fora da pauta da grande imprensa, com textos mais aprofundados. “Na primeira capa já está explicita a idéia de buscar assuntos diferenciados”, comentou o diretor da empresa, mostrando a manchete sobre maconha, de outubro de 1985.

Bones salientou a importância da publicação frente à falta de diversidade na imprensa brasileira, assunto preferido da coluna de PC de Lester, um personagem da redação do . A crítica à imprensa transbordou dos artigos de PC de Lester e ganhou voz durante a cerimônia: “Não é um problema de ideologia, mas sim da exigência de um maior aprofundamento dos temas. No , seguimos na busca por um jornalismo de alto nível”.

Nova revista quer ampliar horizontes

Jornalismo crítico, atento e orientado pelo interesse público. Essa foi a proposta do jornal durante seus  21 anos e será a linha da nova revista. A diferença entre as páginas que ficaram na história e a nova publicação será a abrangência – a revista trará assuntos de interesse nacional.

“Começamos aqui pelo Estado, e aos poucos, vamos avançando para o centro do país”, projeta Bones.

A capa da edição número zero traz a governadora Yeda Crusius, em reportagem sobre o problema do déficit estadual. “Todos os governos que assumem prometem combater os rombos nos cofres públicos”, lembrou Bones durante sua apresentação, em que foram exibidas diversas capas do sobre o assunto – uma de 1986, outra de 1987 e a recente “Máquina sem Governo”, de agosto de 2006 – reportagem ganhadora do primeiro lugar no Prêmio ARI de Reportagem Econômica.

Outro destaque dessa edição é o especial sobre o PAC – Plano de Aceleração de Crescimento – que aborda as possibilidades abertas pelo programa e os desafios para pôr em prática a marcha do desenvolvimento. Uma reportagem sobre o ciclo de estudos Fronteiras do Pensamento, mostra o que se pode esperar do maior evento cultural do país no ano.

A polêmica sobre produção massiva de etanol também encontrou nas páginas da revista um meio para o debate: afinal, o Brasil tem ou não condições de ampliar a área cultivada, dos atuais 5,6 milhões de hectares para um número que gira em torno dos 20 milhões de hectares? Ainda recheam as 64 páginas da publicação uma reportagem sobre a presença do positivismo no Estado, uma reconstituição das últimas horas do presidente Jango no Brasil, em 1964 e os graves problemas que envolvem a mortandade de peixes no Rio dos Sinos.

A revista pode ser adquirida nas bancas de Porto Alegre por R$ 8,90 ou através da assinatura anual no valor de R$ 106,00 por doze exemplares.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *