Um ator desconhecido virou estrela em Gramado desde quinta-feira quando foi apresentado o filme “Netto e o Domador de Cavalos”, de Tabajara Ruas.
O filme tem nomes globais como Tarcisio Meira Filho, Werner Schünemann, mas quem está sendo assediado nas ruas é o estrante Evandro Elias, de 21 anos. Ele interpreta o negrinho na releitura que Tabajara Ruas faz da lenda do Negrinho do Pastoreio.
“É impressionante, ele emociona as pessoas, é muito carismático”, diz o diretor que foi descobrir Elias no teatro amador em Porto Alegre. “Incrível, eu conheci essa história quando era menina na Paraíba”, disse uma turista.
A lenda do Negrinho do Pastoreio tem origem remota. O primeiro registro escrito que se conhece é de um jornal de Montevideo, em 1809. O caso do estancieiro poderoso que martiriza o negrinho teria acontecido na campanha platina, num tempo em que as fronteiras não eram definidas. Recolhida por Simões Lopes Neto da tradição oral entrou para os clássicos da literatura. Ainda hoje se atribui ao negrinho o poder de achar coisas perdidas.
No filme de Tabajara Ruas a lenda é recontada no contexto da Revolução Farroupilha em que o personagem central é o não menos lendário general Netto. O filme de Taba, entre os concorrentes de hoje à noite, está suscitando reações contraditórias em Gramada. É o segundo longa do diretor de Uruguaiana, com a mesma temática e a mesma preocupação estética. Nos bastidores há críticas à abordagem gauchesca, tradicional, que seria ultrapassada. Mas depois que o filme foi exibido surgiram também os defensores entusiasmados que vêem na obra de Tabajara Ruas elementos inovadores.
A crítica, no entanto, ainda não se manifestou (até agora). Está em cima do muro.
Negrinho do Pastoreio agita Gramado
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
-
A parceria de Tabajara Ruas com Severo foi de extrema importância na continuação de um trabalho que personifica a revolução farroupilha. O primeiro grande trabalho é com certeza Netto Perde sua Alma que tem como pano de fundo a revolução Farroupilha e o grande general Antonio de Souza Netto, que foi esquecido, deixado de lado, de vultos como Bento Gonçalves, Davi Canabarro e tantos outros. Não que não tivesse seu valor,porém muito pouco se sabe deste revolucionário que exilou-se por não aceitar o tratado assinado pelos seus companheiros, dando fim a guerra. Agora Tabajara volta trazendo novamente como pano de fundo a Revolução Farroupilha, embasado na lenda do Negrinho do Pastoreio. Os artistas muito bem escolhidos dão veracidade a obra cinematografica, além das belas imagens que compõe essa obra. Como tive a oportunidade de assisti-la na integra, sem cortes, pretendo tornar a vela agora depois dessa passar pelos ajustes de estudio. Quem gostar de histórias do RS, não pode deixar de ver, é com certeza uma grande aventura histórica em forma de imagens.
-
adorei a foto do negrinho e os outros escravos…..
Perfeitooo -
NÃO SABIA DÁ EXISTÊNCIA DESSE FILME COMO FAÇO PRA TER UMA CÓPIA DESSE FILME PARA O ACERVO DA CASA DO HIP HOP DE DIADEMA?
-
sou chefe do grupo de escoteiros caingangue em xanxere sc e temos um grande encontro regional e neste encontro vamos falar sobre folclore e minha unidade ficou com o negrinho do pastoreio como faço para adquirir este filme no aguardo
desde ja agradeçoe
sempre alerta -
que dó
-
pesquisa a lenda do negrinho do pastoreiro
-
lenda do negrinho pastoreiro
Deixe um comentário