O prefeito Nelson Marchezan Jr. anunciou a nova diretoria da Carris. O escolhido para a vaga de presidente da empresa pública de transporte é o economista Luís Fernando Ferreira, que tomou posse na manhã desta segunda-feira. Também foram empossados o novo diretor técnico, Flávio Barbosa, e a procuradora-geral, Jacqueline Simões. Os três nomes foram selecionados através do banco de talentos criado pela prefeitura em parceria com a ONG Comunitas.
O novo presidente assume com a missão de reverter os maus resultados que a empresa vem acumulando nos últimos anos. Luis Fernando Ferreira afirma que ainda não teve acesso ao balanço de 2016, mas estima que o déficit seja em torno de R$ 50 milhões, próximo do número de 2015. Marchezan já havia sinalizado com a possibilidade de privatização, caso a Carris não consiga melhorar suas contas.
Para Ferreira, a privatização é “uma possibilidade, mas pouco provável”. O diretor presidente defende que a prioridade é reverter os maus resultados. “Não vemos razão de privatizar como opção de modelo. A privatização é uma alternativa, nem a única, nem a primeira. A primeira é colocar uma equipe de gestão que tenha foco no resultado, no sentido de remediar a carris”, afirma.
O novo diretor presidente lembrou que a Carris já foi “uma empresa viável, sustentável e que pagava suas próprias contas” e atribui o atual momento da empresa a uma “obsolescência no modelo de gestão, que vem crescendo e se perpetuando”, afirmou, referindo-se de forma abrangente, sem precisar em que momento ocorreu esta mudança de modelo.
Luis Fernando Ferreira é economista formado pela UFRGS com MBA pela USP e Youngstown State University, de Ohio, Estados Unidos. Trabalha há 15 anos com gestão de empresas em crise.
Flávio Caldasso Barbosa é graduado em Engenharia Civil pela PUC-RS, pós-graduado em Planejamento e Regional pela UFRGS e mestre em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego e Logística pela UFRJ. Participou do planejamento e da implantação do eixo Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, além do Trensurb.
Jaqueline Simões é advogada e especialista em Direito Empresarial. Graduada pela Uniritter, Jacqueline também se formou em Direito Privado na Universidade Panthéon-Assas, em Paris, França. Possui experiência em negociação sindical e na área trabalhista.
Nova diretoria assume Carris com missão de reverter prejuízos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário