Cleber Dioni
A General Motors apresentou na terça-feira, dia 20, o milionésimo carro montado em Gravataí (RS). Um Prisma vermelho recebeu aplausos de cerca de 500 convidados que compareceram à festa que a empresa organizou em tendas no pátio da fábrica.
O presidente mundial da GM, Fritz Henderson veio para o evento, que teve dois governadores: a atual, Yeda Crusius, e o ex-governador Olívio Dutra, em cujo mandato a fábrica foi inaugurada. O ex-governador Antonio Britto, que negociou a instalação da multinacional no Estado, não compareceu.
Ao final dos discursos, o carro foi doado para o Pão dos Pobres, centenária instituição assistencial de Porto Alegre. O empresário Paulo Vellinho que articulou a doação, estava exultante.
Entre políticos e empresários, o mais sorridente era o prefeito Sérgio Stasinski. Há dez anos, o orçamento de Gravataí era de R$ 30 milhões. Este ano passa de R$ 300 milhões. O mais citado foi Daniel Borguignon, ex-prefeito, em cuja gestão se deu a implantação da fábrica. Em quase oito anos, gastou R$ 3,4 bilhões em compras de 485 fornecedores gaúchos. Os dirigentes da GM, sem exceção, ressaltaram “o incondicional apoio” dado por os governantes do Estado, em todas as etapas do projeto.
O governador Olívio Dutra, muitas vezes criticado por suas exigências nas negociações, gostou do que ouviu: “A maior prova de que agimos certo, é que os homens que souberam negociar conosto, se tornaram dirigentes mundiais da empresa”. Referia-se principalmente Anderson, o presidente mundial, que viveu três anos no Brasil durante a implantação do complexo de gravataí.
Quase 50 carros por hora
O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí emprega 5,2 mil pessoas, entre a fábrica, fornecedores sistemistas e prestadores de serviços. O Celta é o carro-chefe, cuja produção foi iniciada em julho de 2000, transformando-se no modelo mais vendido da linha Chevrolet. Para montagem do carro em Gravataí, o motor e o sistema de câmbio vem de outras unidades da GM. O restante é fabricado no local.
Com capacidade instalada de 240 mil veículos por ano, a fábrica produz uma média de 48 veículos por hora, 860 veículos por dia. Este ano, espera-se um volume de 225 mil unidades em dois turnos. Representa cerca de 46% da produção de carros da GM no Brasil. A empresa tem outras duas fábricas no país, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, que produz o Classic, Corsa, Montana, Astra, Vectra, Vectra GT, e em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, São Paulo, onde faz o modelo Zafira, Corsa, Montana, S-10 e Blazer, Meriva, além de motores. Além das três fábricas brasileiras, a GM tem no País uma unidade de estamparia em Mogi das Cruzes (SP). E já foi anunciada uma fábrica de motores para Joinville (SC), prevista para operar a partir de outubro do ano que vem. Na área de serviços, a montadora está montando um centro de distribuição no Porto de Suape, em Pernambuco.
O presidente mundial da montadora, Fritz Henderson, se mostrou surpreso com o aumento no ritmo de produção da fábrica. “O Complexo que tive o privilégio de acompanhar durante minha passagem pela GM do Brasil, é sem dúvida, uma unidade exemplar no que diz respeito aos índices de produção com qualidade”, disse.
Para o presidente da GM Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, a fábrica se tornou referência tecnológica internacional, com flexibilidade para produção de dois dos modelos mais vendidos da montadora.
O vice-presidente, José Carlos Pinheiro Neto, afirmou que, passados mais de 11 anos do momento histórico do anúncio de Gravataí, “podemos afirmar, com tranqüilidade, que foi realmente uma decisão acertadíssima da empresa e hoje o Complexo de Gravataí representa uma fatia expressiva da nossa produção total no País”. Ele acrescentou que vários números foram desmentidos com o passar do tempo, como a previsão inicial de geração de 1.200 empregos. Hoje, o efetivo já supera os 5,2 mil empregados, incluindo os funcionários diretos, os trabalhadores ligados às empresas sistemistas e os terceirizados. E destacou que a montadora em Gravataí deve alcançar os dois milhões de carros fabricados bem mais rápido. “Esperamos que ainda neste governo, em 2010”, frisou.
A governadora Yeda Crusius salientou que a GM mudou a realidade sócio-econômica do Estado e de Gravataí. E destacou algumas características gaúchas da montadora, como a preocupação com o bem comum e com a ética em suas relações institucionais.
O vice-presidente da GM anunciou, durante as homenagens recebidas, que a empresa autorizou a construção de duas creches no município de Gravataí. Outro anúncio feito foi o de que a equipe de robótica de alunos locais, que já participaram em 2006 de uma competição naquela área em Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai disputar outras competições internacionais com o apoio da GM.
Na cerimônia, a GM doou ao Governo do Estado uma Estação de Monitoramento de Ar, a ser instalada em Gravataí. A GM fará a manutenção da unidade por cinco anos. Também foi lançado pela ECT um selo e um carimbo comemorativos ao centenário da GM. A carta foi postada por Fritz Henderson, dirigida ao chairman da GM, Richard Wagoner, em Detroit (EUA), registrando a comemoração do carro um milhão.
Presença da GM no RS
Inaugurada em 20 de julho de 2000 com a produção do modelo Celta, a fábrica de Gravataí começou a produzir o sedã Prisma em 2006. Em 17 de março de 1997, a GM e o governador Antonio Britto, assinaram o contrato definitivo para a implantação da nova fábrica no País.
O Complexo de Gravataí absorveu investimentos de US$ 600 milhões, incluindo os sistemistas, responsáveis pelo fornecimento de conjuntos para a montagem dos veículos. A fábrica foi inaugurada em 20 de julho de 2000, após mais de 30 meses de construção. Recentemente, o complexo absorveu novos investimentos da ordem de US$ 240 milhões, para a duplicação da capacidade de produção de 120 mil veículos/ano para 230 mil veículos/ano.
A General Motors Corporation, uma das gigantes do setor, foi fundada em 1908 e emprega hoje 266 mi funcionários em 35 países. Sua sede principal fica em Detroit. Vendeu em 2007 cerca de 9,37 milhões de carros, comercializados com as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn, Vauxhall e Wuling.
Cronologia 1995
Surge a idéia do projeto do Celta a partir da conversa a bordo, em um vôo São Paulo/Brasília, entre o chairman da época da GM, Jack Smith, e o alto comando da General Motors do Brasil. O objetivo era construir um carro pequeno, popular e moderno, com preço competitivo. O projeto foi batizado internamente na GM como “blue macaw” (arara azul). 02/12/1996 – O alto comando da GM do Brasil comunica ao então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, a decisão de fazer o investimento no Rio Grande do Sul, que tinha como governador na época Antonio Britto. 17/03/1997 – Em solenidade no Palácio Piratini, é anunciado o município de Gravataí, para sediar o Complexo da GM. 06/2000 – Anuncio do nome do carro que seria produzido em Gravataí: Chevrolet Celta. 20/07/2000 – Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso. 02/09/2000 – Lançamento do Celta de duas portas, hatchback, com motor 1.0 litro e potência de 60 cv. 29/10/2001 – Produzido o Celta 100.000 e o modelo foi o hatchback de 2 portas mais vendido do mercado brasileiro. 24/11/2001 – O Celta ganha o Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria ‘Carro Popular’. 05/07/2002 – O Celta 1.0 ganha versão de quatro portas e o novo motor “VHC” (Very High Compression), com potência de 70 cavalos. 18/10/2002 – Produzido o Celta 200.000. 13/08/2003-Lançado Celta de 2 e 4 portas c/ motor 1.4 de 85 cv. 17/09/2003 – Produzido o Celta 300.000. 15/12/2003 – O Celta ganha pela segunda vez o Prêmio Imprensa Automotiva da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria ‘Carro Popular’. 05/02/2004 – O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, anuncia a decisão de investimentos de US$ 240 milhões para a expansão do Complexo de Gravataí. 14/06/2004 – Produzido o Celta 400.000. 10/05/2005 – Lançamento do Celta Off-Road. O “kit” de acessórios para transformação do carro em “Off-Road” é vendido na Rede de Concessionárias Chevrolet e pode equipar qualquer versão do Celta. 20/05/2005 – GM comemora produção do Celta 500.000. 30/06/2005 – Lançado o Celta 1.0 “Flexpower” com motor “VHC”. 30/11/2005 – O Celta foi eleito o “Melhor Carro Popular” do país pelo júri da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO), composto por 83 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil. 01/12/2005 – GM comemora produção do Celta 600.000. 03/2006 – Lançamento do Celta Nova Geração, que ganhou um novo visual. 01/09/2006 – GM comemora produção do Celta 700.000. 10/2006 – É lançado o Prisma 1.4 Econo.Flex, sedã não-popular, segundo modelo a ser produzido em Gravataí, que se transformou de imediato em novo sucesso no mercado brasileiro.
O milionésimo carro de Gravataí
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