O que muda na eleição em Porto Alegre com saída de Onyx

O deputado Onyx Lorenzoni anunciou, na manhã desta sexta-feira, via facebook que, está se retirando da disputa ao Paço Municipal de Porto Alegre em 2016. Entre outros motivos, Onyx alegou a atual crise política nacional como prioridade.
Além disso o Democratas ficaria sem cadeira no parlamento nacional representando o Rio Grande do Sul.
A saída de Onyx movimenta novamente as alianças antes do pleito, mas pouco altera o quadro. O DEM agora não terá candidatura própria. O presidente Municipal do partido, o vereador Reginaldo Pujol fala em agora reiniciar as conversas com os candidatos de PMDB,PDT, PTB e PSDB. “Começamos do zero novamente, mas não vamos nos omitir” considerou Pujol que admite que o partido pode não apoiar diretamente nenhum candidato.
Candidatos veem oportunidade de alianças
Representante da direita, Onyx deixa agora uma lacuna. Para o vereador Airton Ferronato(PSB), possível vice na chapa de Sebastião Melo, esses votos podem vir para o candidato do PMDB. “Creio que isso é bom para o Melo, esse votos irão pra ele” avalia o vereador.  O vice de Melo sairá do bloco entre quatro partidos: PSB,PDS,PPS e PHS. Além de Ferronato, Any Ortiz e Tessaro estão na disputa.
Maurício Dziedricki, deputado estadual e pré-candidato pelo PTB, também avalia a saída de Onyx, como positiva. “Abrem-se mais possibilidades de alianças e teoricamente os votos” afirmou o  parlamentar. Para Dziedricki, Onyx era uma grande candidato e as eleições perdem sem ele nos debates.
O partido, que em hipótese alguma descarta tirar a candidatura de Maurício, irá atrás do apoio do Democratas. “Sempre tivemos uma relação próxima” afirmou o pré-candidato.
Melo e Democratas retomam conversas
Pré-candidato a Prefeitura, o vice-prefeito Sebastião Melo confirmou que o novo quadro permite uma nova rodada de conversas entre PMDB e DEM. “Respeitei quando anunciaram ele como pré-candidato e respeito agora que retiraram a candidatura” afirmou o vice.
Melo e Pujol irão se encontrar nos próximos dias para discutir uma provável coligação. Melo também reconhece que o eleitorado de Onyx irá decidir entre os candidatos da direita. “É uma tendência que escolham entre mim, PTB, Marchezan até mesmo o Vieira” avaliou.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *