Entregar a proposta com diretrizes do projeto e iniciar a liberação do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para revitalização da Orla do Guaíba. Esta foi a pauta de reunião realizada na tarde de hoje, em Porto Alegre. Com a presença do arquiteto Jaime Lerner, responsável pela elaboração do projeto, do prefeito José Fortunati e secretários municipais. A ideia central é transformar a orla do guaíba em um grande parque aberto ao público 24 horas por dia, disse Jaime Lerner.
A revitalização total será até a foz do arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros. A expectativa é que as obras do primeiro trecho, qua vão da Usina do Gasômetro até a primeira curva da Avenida Beira Rio, iniciem até junho e estejam concluídas até o final do ano. A proposta inclui o desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações criadas pelos projetistas.
O prefeito destaca ainda que um dos pontos alto do projeto é a iluminação proposta, “o porto alegrense aproveitará a orla durante dia e noite”, disse Fortunati antes da reunião.
Parcerias
Fortunati disse também que a primeira etapa será paga com dinheiro da prefeitura. Para as demais etapas, a prefeitura poderá procurar uma parceria pública privada. Ainda não há um orcamento definido para o projeto. A licitação para o primerio trecho deverá estar pronta até o final de março.
Em relação aos comerciantes que já usam quiosques na beira do guaíba, estes serão contemplados com novas instalaçãoes , e que há princípio mais nenhuma concessão será dada. Atualmeten 19 quiosques ocupam o trecho entre o gasômetro e o Arroio Dilúvio.
Em 30 de janeiro, Fortunati esteve em Curitiba, quando conheceu a ideia inicial para os primeiros 1,5 mil metros. Naquele encontro com Lerner, Fortunati revelou-se satisfeito com a apresentação das propostas. “O projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela orla com muita qualidade. Os porto-alegrenses terão um local extremamente atrativo”. Na ocasião, o arquiteto Jaime Lerner disse que “nossa proposta é os passeios em nada interromperem a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o pôr-do-sol no Guaíba”.
O arquiteto Jaime Lerner foi contratado para desenvolver uma proposta de revitalização unificada para os 5,9 quilômetros da orla, O contrato entre a prefeitura de Porto Alegre e o escritório de Jaime Lerner foi assinado dia 16 de dezembro. A equipe de Lerner é responsável por desenvolver o plano conceitual para o Parque Urbano da Orla do Guaíba e também os projetos executivos de arquitetura e paisagismo da primeira etapa de execução, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro.
Obras do Parque da Orla do Guaíba começam em julho
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário