Oficina de Monitoramento das Violações de Direitos Humanos em Goiás

“Estes são tempos de fortalecer a resistência e aproximar agendas e pautas comuns na luta pela proteção e garantia dos direitos humanos”. Pedro Wilson.

A Oficina de Monitoramento das Violações de Direitos Humanos em Goiás e Proteção de Defensores acontece nos dias 30 e 31 de agosto e é um espaço de formação e debate sobre o empoderamento de defensores/as e das lutas por direitos humanos, por meio do reposicionamento estratégico da agenda de luta por direitos humanos no Brasil e em Goiás, levando-se em consideração a possibilidade de construção de ações articuladas. Além disso, será discutida formas de avançar na construção de uma rede de apoio e fortalecimento da atuação dos/as defensores/as de DH de Goiás e implementação de uma pedagogia da proteção.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (coordenada pelo MNDH, parceiros de Misereor no Brasil e PAD – processo de articulação e diálogo entre organizações ecumênicas no Brasil), e o Projeto Defendendo Vidas, ação do Comitê Brasileiro de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, coordenado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
“Estes são tempos de fortalecer a resistência e aproximar agendas e pautas comuns na luta pela proteção e garantia dos direitos humanos. A realização dessa oficina é um esforço conjunto para enfrentar a dura realidade sobre a garantia dos direitos humanos no Brasil e em Goiás. Vamos discutir casos emblemáticos de violação de direitos como a precária situação do nosso sistema socioeducativo, que culminou na tragédia do CIP, um caso gravíssimo de violência institucional do Estado de Goiás; violência contra as mulheres, população em situação de rua; extermínio da juventude preta e pobre; ataques aos direitos à terra de quilombolas e indígenas; criminalização dos movimentos sociais, entre outras violações”, afirma Pedro Wilson Guimarães, ex-prefeito de Goiânia, militante histórico em defesa dos direitos humanos e integrante da coordenação executiva do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino.
 

PROGRAMAÇÃO

30/08 – Manhã – Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG
(Av. Universitária, s/n – Setor Leste Universitário)
MOMENTO 1: CONTEXTO – REALIDADE E SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Foco: Reflexão sobre a realidade e a situação dos direitos humanos e dos/as defensores/as de direitos humanos, e os desafios centrais à agenda dos DH no Brasil e em Goiás.
30/08 – Tarde – Espaço Cultural Cara Vídeo
(Rua 83, 362, St. Sul)
MOMENTO 2: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO – RESIGNIFICAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS
DEFINIÇÃO DE EIXOS E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO COMUM (OLHANDO PARA ATUAÇÃO NO ESTADO)
Introdução – Conexão entre as emergências/potências da realidade dos direitos humanos e a nossa realidade organizativa e sustentabilidade – as ferramentas de ação, dinâmicas, subsídios, linguagens (e pensar onde os direitos humanos entram na utilização desses processos).
 
Trabalho em grupos
Questões orientadoras:

  1.  Qual é o sentido dos DH na atualidade, em cenários de disputas de conceitos e narrativas na sociedade?
  2. Do ponto de vista organizativo, quais são os principais gargalos (fragilidades), as principais potencialidades e os maiores desafios para os sujeitos e para as lutas no campo popular dos direitos humanos?

Plenária – Resultado trabalho nos Grupos (sistematização das questões principais)
Atividade dirigida às organizações locais para reflexão e elaboração de estratégias e agendas conjuntas no estado. Nesta atividade, inserem-se as propostas de campanhas locais e nacionais, assim como a agenda de atividades até dezembro de 2018.
31/08 – Manhã – Espaço Cultural Cara Vídeo
(Rua 83, 362, St. Sul)
MOMENTO 3: PEDAGOGIA DA PROTEÇÃO A DEFENSORES E DEFENSORAS DE DH
Atividade dirigida a defensores e defensoras de DH com enfoque na pedagogia da proteção. Será ministrada pela equipe técnica do Projeto Defendendo Vidas do CBDDDH/SMDH.
31/08 – Tarde – Espaço Cultural Cara Vídeo
(Rua 83, 362, St. Sul)
MOMENTO 4: ATUAÇÃO – ESTRATÉGIAS PARA ATUAÇÃO CONJUNTA – EM DIREITOS HUMANOS E NA PROTEÇÃO AOS DEFENSORES/AS DE DH
Atividade dirigida ás organizações locais para reflexão e elaboração de estratégia de agendas conjuntas no estado. Nesta atividade se insere as propostas de campanhas locais e nacionais, assim como a agenda de atividades para até dezembro de 2018.
 
Coordenação e parcerias:
Articulação para o Monitoramento dos DH no Brasil (MNDH, PAD e Parceiros de Misereor)
Comitê Brasileiro de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos e pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
Instituto Brasil Central – IBRACE
Comissão Pastoral da Terra
Núcleo de Direitos Humanos da UFG
Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno
Serviço: Oficina de Monitoramento das Violações de Direitos Humanos em Goiás e Proteção de Defensores
Data: Dias 30 e 31 de agosto
Local: Espaço Cultural Cara Vídeo e Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *