Acampamento do Harmonia tem oficinas sobre tradições gaúchas

Mostrar aos visitantes como é a vida no campo é a proposta da Fazendinha, espaço organizado pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul. A horta e os animais chamam a atenção de quem visita o Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia.
No galpão, o público tem contato com patos, cavalos, galinhas, boi, vaca e cachorros. Foram os cavalos que despertaram o interesse dos trigêmeos Aurel, Kuniu e Nil Maladinsk, que já haviam participado de oficina de ensina a preparar ambrosia. Os pequenos, acompanhados pela mãe Belen Camara de la Fuente e o padrasto Paulo Ibrain, aprenderam como encilhar um cavalo neste feriado de Sete de Setembro.
O patrão da entidade, Gustavo Bierhals, mostrou como é feita a encilha, peça por peça. Primeiro, o patrão apresentou e explicou o uso da rédea e do freio. “É assim que conseguimos dominar o cavalo”, disse. Na sequência, Bierhals demostrou como é colocar os apetrechos de montaria: xergão; carona; sela; cincha, faixa de couro que prende os apetrechos; e por fim, o pelego, que serve de forro ao assento, com uma cinta para segurá-lo. O momento mais aguardado da atividade foi o passeio no cavalo. Um a um, a família toda aprendeu a montar e passeou com o cavalo Picasso.
Mais perto da cultura- Morando há sete anos em Porto Alegre, a espanhola Belen aproveita o evento para se aproximar da cultura gaúcha. “É muito legal essa aproximação da cidade com a cultura gaúcha”, comentou. O acolhimento é outro ponto destacado pela espanhola. “É incrível como nos acolhem aqui, todos explicam com paciência os costumes e a cultural”, disse.
A oficina de encilha de cavalo é uma das atividades oferecidas pelo projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. A próxima oficina desta será realizada no dia 16, às 11h. Para participar basta fazer a inscrições do Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente aqui. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
Paulista aprende a fazer churrasco gaúcho no Turismo de Galpão
Entre os motivos que levaram o jovem Leandro Cardoso Maciel, de São Paulo, capital, a fazer a oficina de churrasco do projeto Turismo de Galpão, realizada no Acampamento Farroupilha pelo piquete Tropa Gaúcha, foi conhecer melhor os tipos e cortes de carne e o tempero usado na receita original desta especialidade que é original do Rio Grande do Sul. Outra motivação, foi se aproximar ainda mais da cultura e dos costumes locais, uma vez que deve se mudar para Porto Alegre nos próximos meses para casar com uma gaúcha que, aliás, é de uma família que cultua as tradições da terra.

imagem144942
Leandro recebe orientação de patrão de Aloísio Gonçalves

Nada melhor do que conhecer a festa gauchesca que acontece no Parque Harmonia e colocar literalmente as mãos na carne e no sal grosso e aprender a lidar com os espetos. “Sei fazer churrasco na grelha, agora aprendi como segurar a carne para espetar”, disse Leandro, que sentiu seu maior desafio ao manusear o espeto em uma costela. Outra novidade foi a dica de usar sal grosso sem esfregá-lo na carne. “Usava sal fino e ainda esfregava bem na carne antes de grelhar”, lembrou.
O churrasco feito por Leandro sob a orientação do patrão do Tropa Gaúcha, Aloísio Rodrigues Gonçalves, que ministra a oficina, incluiu diferentes tipos de carne: além da costela, um vazio, um corte de ovelha e linguiça. Desde que realizam a oficina no projeto Turismo de Galpão, o patrão e a patroa Ângela Gonçalves não descuidam da segurança alimentar: todos os participantes usam avental customizado com o nome do piquete além de luvas e touca para garantir a higiene no manuseio da carne.
Embora já conheça Porto Alegre em função da namorada, esta foi a primeira experiência de Leandro no Acampamento Farroupilha. “Admiro o apego dos gaúchos às suas tradições, é uma demonstração de respeito à cultura e à própria história de seu povo”, observou”.
Informações – A próxima oficina de churrasco do piquete Tropa Gaúcha será no dia 13, às 11h. Interessados em aprender ou aperfeiçoar sua habilidade no preparo desta especialidade da culinária regional devem fazer sua inscrição no espaço do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.
Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www. portoalegrecriativa.info.
Programação para quarta-feira, 09, no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre
09h às 17h: Ciranda escolar – Casa do Gaúcho
11h: Oficina de Carreteiro de Charque – Piquete Estância dos Amigos (R$ 15,00)
15h: Oficina de Arroz com Leite – Piquete Recanto dos Amigos (grátis)
15h: Oficina de ambrosia – Piquete Vento Sul (grátis)
17h: Oficina de Geleia – CTG Laço da Querência (grátis)
17h: “Relação entre o homem e o cavalo” e a importância do negro na lida campeira – CTG Laço da Querência (grátis)
19h: Oficina de churrasco – CTG Tricolor dos Pampas – (grátis)
19: Tertúlia Livre – Palco Central
20h: Apresentação Cultural de Dança com CTG Lenço Colorado – Palco Central
21h30: Show com Gaúcho Pachola – Palco Central

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *