Onde estão as imagens do governo Yeda?

Essa foi a pergunta que o jornal Metro, baseado na informação publicada aqui neste site, fez à ex-governadora Yeda Cruius: “As fotos não estão comigo, estão na internet, dentro do governo, na Procergs”, foi a resposta, contradizendo sua ex-assessora de imprensa Ana Jung. Ana disse ao JÁ que as imagens deveriam estar com Yeda, num HD.
Se as imagens não estão com Yeda, então o acervo fotográfico dos quatros anos do governo tucano (2007/2010) sumiu. Como são arquivos digitais, podem ter sido deletados, propositalmente. Se isso ocorreu, é de se especular: o que não podia ficar arquivado no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa ao alcance de pesquisadores e população em geral?
A coordenadora do departamento de fotografia do Hipólito, Denise Stumvoll – hoje licenciada – foi quem deu falta das fotos, ainda em 2011, no primeiro ano da nova administração de Tarso Genro. Ela comunicou o então diretor do museu, Augusto Bier, sobre a ausência das imagens do arquivo do governo.
Bier lembra que o assunto foi levado à então secretária de Comunicação, Vera Spolidoro, que enviou uma pessoa para participar de uma reunião no museu, onde se decidiria o que fazer. “Preparamos um oficio, mas o museu não iria enviá-lo diretamente para a ex-governadora, então pedimos encaminhamento para a Secom”, explica Bier.
A jornalista Vera Spolidoro, hoje coordenadora do setor de Inclusão Digital, ligado ao Gabinete do Governador, diz que tal documento não passou pela Secom. “Verificamos em nossos registros de documentos e não havia nada a respeito do assunto”, completou.
Se não passou pela Secom, o ofício que foi ou deveria ter sido enviado à ex-governadora, pode estar arquivado na Secretaria de Estado da Cultura, a quem o Hipólito está subordinado.
É o que prometem verificar a assessora de imprensa da Sedac, Emilia Portella, e o atual diretor do museu, Luiz Antonio Inda.
A responsabilidade por esse acervo, que conta parte da história política, econômica e social do Rio Grande do Sul é do governo do Estado. (Por Cleber Dioni Tentardini)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *