Felipe Uhr
As empresas responsáveis pelo transporte público da capital anunciaram que vem aí um pedido de aumento tarifa, hoje em R$3,75.
Em agosto do ano passado os consórcios já alegavam defasagem e estimavam que para “manter o equilíbrio dos contratos” a passagem deveria custar R$ 4,20.
O então diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Capellari admitiu o “o problema” mas empurrou para a frente.
O atual Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino também não mencionou valor mas disse que a Prefeitura já trata do assunto.
Se mantiverem os cálculos de agosto o reajuste será de 12% quase o dobro do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que foi de 6,29% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou essa semana.
O aumento acima da inflação segue uma tendência a mais de duas décadas. Desde o Plano Real, em 1994 , o reajuste da tarifa de ônibus tem sido acima da inflação. No período de 23 anos, superou em quase o dobro o índice da inflação.
Os dados são do economista da FEE, André Augustin. Nesse período De lá para cá o IPCA foi de 421,40% enquanto a passagem do transporte foi de 913,51 %
Veja abaixo o gráfico que compara os dois índices:

Ônibus em Porto Alegre: tarifas sobem acima da inflação há duas décadas
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário