Correspondente “O Repórter”
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26/10) a Operação Cerberus, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e de armas na Fronteira Oeste do Estado. Cerca de 200 policiais cumpriram 22 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva nas cidades de Sant’Ana do Livramento, Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Charqueadas, Rosário do Sul, Uruguaiana e Rivera (Uruguai). Até o momento, 20 pessoas foram presas e armas e drogas foram apreendidas.
Segundo o delegado Eduardo Sant’Anna Finn, a quadrilha desarticulada na Fronteira Oeste é responsável pela venda de armas e munições para outras organizações criminosas de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de ser responsável pela compra de drogas para distribuição nas cidades da região da fronteira, concretizando um fluxo de mão dupla de armas e drogas entre a Fronteira Oeste e Porto Alegre/Região Metropolitana. Conforme as investigações, que duraram oito meses, a intimidação e a eliminação de concorrentes é o método utilizado pela organização para a manutenção do monopólio do crime na região.
A ordem de enviar armas e munições são oriundas da Penitenciária Estadual de Livramento e Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, enquanto que o envio das drogas em direção à fronteira oeste é gerenciado de dentro do Presídio Central, Penitenciária Estadual do Jacuí e Presídio de Alta Segurança de Charqueadas. Com ações realizadas durante o período da investigação, houve um impacto financeiro na organização criminosa de mais de um milhão de reais, entre venda de armas, drogas e bens apreendidos ou com restrições judiciais. “O faturamento mensal estimado da organização com a venda de armas e munições é de 82 mil reais, enquanto que com a venda de drogas é 296 mil reais”, afirmou o delegado Finn.
Ao longo das investigações, 29 pessoas foram presas, três adolescentes foram apreendidos, 72 pessoas indiciadas, 16 armas apreendidas (incluindo um fuzil), mais de 24 quilos de drogas (maconha e cocaína), 20 mil reais, nove veículos e dois imóveis com pedido de restrição. Os presos da ação de hoje, após os procedimentos de polícia judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional.
A Operação Cerberus foi coordenada pela 12ª Delegacia de Polícia Regional (DPR) de Sant’Ana do Livramento, com o apoio 21ªDPR (Santiago), 9ªDPR (Bagé), 4ªDPR (Alegrete), 3ªDPR (Santa Maria), Gabinete de Inteligência (GIE), Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público. Também prestaram apoio à operação o Exército Brasileiro e a Polícia de Rivera (Uruguai).

Deixe um comentário