O plebiscito que poderá autorizar a venda das estatais CEEE,CRM e Sulgás será realizado somente em 2018, provavelmente junto com as eleições.
Isso ficou claro na quarta-feira, quando o pedido do governador chegou à Assembléia para ser examinado pelo Colégio de Líderes e o presidente do legislativo, Edegar Preto (PT), afirmou que vai seguir os trâmites exigidos pelo regimento interno da casa para convocar a reunião
Com isso, dificilmente a reunião será realizada antes de 14 de junho, prazo final para que aconteça ainda este ano.
Embora o governo reitere que a necessidade de urgência é financeira para evitar a falência da CRM e a perda de concessão da CEEE, o motivo é o risco de atrelar o assunto , que é polêmico, ao debate eleitoral.
A líder do PT, deputada Stela Farias por sua vez contestou os argumentos do governo e apresentou outros números sobe a situação das empresas. Para ela,a disputa é realmente entre dois projetos de governo e por isso deve ser vinculada às eleições.
Segundo ela, o governador José Ivo Sartori e sua base aliada seguem a tese do Estado mínimo, enquanto a oposição entende que “o estado deve ser indutor do desenvolvimento, como pensava o ex-governador Leonel Brizola”. Este seu argumento é que coloca em duvida o PDT e fez com que saísse do governo.
A tramitação normal fará com que o pedido passe por comissões, incluindo a de Constituição e Justiça.
Na Assembleia, os técnicos estão estudando mas não podem falar sobe o tema. Nem mesmo o superintendente Legislativo Leonel Rocha admitiu falar sobre o assunto. “Sobre isso só quem fala é a presidência da Casa”, afirmou.
Oposição quer levar plebiscito sobre privatizações para 2018
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário