Uma pesquisa realizada pelo SAS nos Estados Unidos, empresa de análise avançada de dados, com 2.007 pessoas, encontrou sete estilos de comprar predominantes nesta temporada de Natal.
– Guerreiros da Black Friday: grupo que corresponde a 21% dos consumidores, com gasto médio de US$ 1.422. São pessoas que passam horas nas filas esperando a abertura das lojas para aproveitar os descontos.
– Estouradores de orçamento: correspondem a 11% dos consumidores e gastam, em média, US$ 1.132. Compram grande variedade de produtos, pagam por conveniência, gastam mais que o planejado e consideram giftcards (no Brasil chamados de vales-presente) muito impessoais.
– Compradores práticos: são 21% do público, com gasto médio estimado de US$ 1.108. Fazem todas as compras de Natal de uma só vez, usando uma lista e controlando o orçamento. Compram principalmente itens de vestuário.
– Presenteadores perfeitos: são 19% dos clientes e gastarão US$ 1.056. Adoram comprar e se inspiram em muitos lugares. Para eles, dar presentes exclusivos é importante e eles tendem a mimar as pessoas. Normalmente, são os primeiros a finalizar as compras.
– Cyber shoppers: são 19%, gastarão US$ 955 e consideram as compras de Natal um estorvo. Evitam as multidões nas lojas, preferindo comprar de casa, online. Normalmente não sabem o que comprar e só decidem enquanto pesquisam nos sites.
– Esperançosos de última hora: são os 5% de clientes (gasto médio de US$ 955) que correm para o shopping na véspera do Natal. Acreditam que esperar até o fim é uma forma de economizar dinheiro, e normalmente fazem todas as compras de uma vez só. São os que mais compram giftcards, pela praticidade.
– Rabugentos: os 5% que são completamente opostos aos Guerreiros da Black Friday. Acham que a decoração de Natal sempre é colocada cedo demais, detestam as multidões de consumidores, não mimam seus familiares e não pagam por conveniência. Deixam para comprar na última hora e, se puderem, evitam comprar no Natal.
Os sete tipos de consumidores de Natal
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