Ospa apresenta programa especial para a Bienal do Mercosul

Uma estreia mundial de composição de Antônio Carlos Borges-Cunha, uma peça do ilustre gaúcho Armando Albuquerque, um concerto para piano de Gershwin e, pela primeira vez no repertório da Ospa, a emblemática 4’33” de John Cage estão no programa do concerto “Ospa na Bienal”, na próximas sexta-feira, 18/05, às 20h30.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospapreparou um repertório especial para a agenda da 11ª Bienal do Mercosul. O maestro Antônio Carlos Borges-Cunha conduz a atração no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A solista convidada é a pianista Olinda Allessandrini.
O repertório do concerto foi pensado para valorizar as relações entre as diferentes esferas da arte. A primeira peça é “Evocação de Augusto Meyer, do gaúcho Armando Albuquerque (1901-1986). “O compositor também cultivava as artes visuais e a literatura. Seus desenhos são verdadeiras pérolas. O título da composição revela sua admiração pela obra do escritor Augusto Meyer”, comenta o maestro.
Um dos maiores inventores da música do século XX, John Cage (1912-1992) entra no programa com a instigante 4’33’, que desafia o conceito de silêncio na música. “A obra estimula uma experiência estética provocativa e fascinante para o público”, conta Cunha.
Na sequência, será estreado o “Noturno para Piano e Orquestra”, que o regente escreveu especialmente para a ocasião desse concerto, e dedicou a Gilberto e Leonor Schwartsmann. O maestro compartilha: “Com esta música, procuro expressar não a realidade do mundo atual, mas aquilo que eu gostaria de fosse. Ela expressa o meu desejo de paz, silêncio, calma, concentração, foco, ordem e harmonia”.
Segunda parte
Por fim, na segunda parte da noite, a pianista Olinda Allessandrini sobe ao palco para fazer os solos do “Concerto para Piano em Fá” de George Gershwin (1898-1937), considerado por Cunha como a obra mais importante do compositor norte-americano, por sua inventividade e conteúdo expressivo. Foi composto em 1925, apenas um ano depois de “Rhapsody in Blue”, obra icônica de Gershwin.
Os ingressos custam R$ 40, com desconto de 50% para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Poderão ser adquiridos pelo site www.ospa.org.br, ou na bilheteria local, no dia do evento, a partir das 11h. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (51) 32227387.
SERVIÇO
Concerto “Ospa na Bienal do Mercosul” | UFRGS
Quando: 18 de maio, sexta-feira;
Horário: 20h30;
Local: Salão de Atos da Universidade Federal do  RS;
Ingressos: R$ 40, com 50% de desconto para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *