Para quem tem fome de teatro

A mais esperada: Les Éphémerès, partes I e II, cada uma com quatro horas de duração (Foto: Divulgação)

Naira Hofmeister

Começou com banquete a 14ª edição do Porto Alegre Em Cena. A platéia do Theatro São Pedro saboreou a apresentação da alemã Hanna Schygulla na abertura oficial do festival, na segunda-feira, 5 de março. No espetáculo Uma Biografia Musical, a musa do cineasta Rainer Fassbinder, interpretou músicas memoráveis de sua vida, acompanhada do piano de Stephan Kania, entremeando canções tradicionais alemãs, clássicos do rock’n roll e até composições de Bach e Schubert com narrativas de seus 63 anos de vida.

O diretor do festival, Luciano Alabarse, apresentou as atrações de 2007, que trará aos palcos porto-alegrenses um prato cheio para os amantes do teatro de vanguarda. As negociações já vinham desde a edição passada, mas só em 2007 será possível assistir à Ariane Mnouchkine dirigir a turma do Théâtre du Soleil nas apresentações de Les Éphémerès, partes I e II, cada uma com quatro horas de duração.

A meca dos teatreiros, a Cartoucherie, em Paris, ganhará uma filial porto-alegrense, para abrigar os 70 integrantes da equipe e os 11 contêineres de carga que trarão. Além de camarins, cenários e figurinos, o espaço vai contar com forno e fogão, já que os atores cozinham um jantar para o público em pleno espetáculo.

Também vão sair de barriga cheia aqueles que assistirem a alemã Ute Lemper – que volta ao festival –, a companhia japonesa Sankai Juku, os argentinos do Bocca Tango e o ballet moderno feito na França por Adrien Mondot, representantes musicais dessa edição. A Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro interpretará Pierot Lunaire, de Arnold Shoenberg, considerada a obra de inauguração do expressionismo, cujo arranjo foi feito sobre poesias de Alberto Giraud, que na versão brasileira, ganhou texto de Augusto de Campos.

O espanhol será mais uma vez a segunda língua do Em Cena. Da Argentina vêm uma adaptação de Kafka (Comunidad) e outra de Tchekov (Espia una Mujer que se Mata). A uruguaia China Zorrila (protagonista do filme Elsa & Fred), se apresenta em O Caminho para Meca. Da Espanha, Calixto Bieito – considerado a grande revelação do teatro europeu – traz a montagem Plataforma, que parte de um poema do francês Michel Houllebecq.

Samyr Yazbek (O Invisível e O Fingidor), Ariano Suassuna (Fernando e Isaura e A Pedra e o Reino), Plínio Marcos (Navalha na Carne) e Nelson Rodrigues (O beijo no Asfalto e Toda a Nudez será Castigada) são algumas das delícias nacionais em cena. O festival também contará com a experiente atriz Laura Cardoso na estréia nacional de Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse sob direção do paulista Marcelo Lazzarotto.

Mas prato cheio mesmo é a implantação do Profit – Programa de Fidelidade ao Teatro Local, que premia espectadores da cena gaúcha. Durante todo o ano, cada cinco peças assistidas na capital, podem ser trocadas por uma entrada para o Em Cena. O 14º Porto Alegre Em Cena acontece de 10 a 23 de setembro, nos principais teatros da cidade. A mesa está posta!

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *