Ponte de Pedra: responsável pela obra prevê conclusão em junho

Anunciada no dia 19 de janeiro pelo prefeito Fortunati, a restauração da Ponte de Pedra começará essa semana, segundo a empresa responsável pela obra a, Arquium.
Por enquanto está sendo montado o canteiro da obra: uma casa, a colocação de tapumes e plataformas.
A restauração da ponte começará efetivamente nas próximas semanas com a retirada das pedras do calçamento. Em junho estará concluída, segundo a previsão.
A infiltração de água é o principal problema da ponte de 150 anos, segundo o arquiteto  Edegar Bittencourt da Luz, responsável pela obra.
Por isso, o leito da ponte terá um substrato novo, através de um contra-piso, impermeabilizado para  evitar a infiltração de água na estrutura.
“Vamos retirar a pavimentação, atingindo as arqueadas de tijolos e reforçaremos o local.”, disse o arquiteto.
Outro problema era o nível do espelho dágua que estava atingindo o capeamento dos pilares, agora será rebaixado.
De 10 a 12 homens trabalharão no restauro que exigirá um reboco especial por se tratar de um material diferente das construções atuais. Para o trabalho foi feito um levantamento gráfico, arquitetônico e histórico sobre a Ponte de Pedra.
A construção da Ponte de Pedra foi finalizada em 1846, depois de dois anos, e representou a solução de um sério problema urbano, que era a travessia do riacho que cortava a cidade.
Quando o riacho foi retificado com o canal da Ipiranga, a ponte ficou sem utilidade. Ganhou um espelho dágua e ficou como um dos monumentos mais antigos da cidade, um dos poucos registros do século XIX que restam.
Suas arqueadas são de alvenaria de tijolos e as cabeceiras de pedra.
A reforma que custará R$ 587,9 mil  é uma contrapartida do Grupo Zafarri, é uma das obras que a empresa vai bancar como pagamento de uma área pública junto  ao shopping a ser construído na rua Alcides Cruz, antiga estádio do Força e Luz.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *