Praça homenageia Lanceiros Negros em Porto Alegre

À sombra de uma grande tipuana enraizada no terreno vizinho e cujo tronco inclinado para o sul ganhou uma fenda no muro, o prefeito José Fortunati inaugurou na manhã deste sábado (11/4) a Passagem de Pedestres Lanceiros Negros, uma simpática travessa de 10 metros de largura que liga as pequenas ruas Mata Bacelar/Xavier Ferreira à grande Coronel Bordini.
“Parece uma obra simples, mas vocês não imaginam sua complexidade”, disse o prefeito a mais de uma centena de curiosos e moradores que aplaudiram a referência ao custo do empreendimento – “mais de 500 mil reais em parceria com a Companhia Zaffari, que tem sido perfeita”. A maior rede gaúcha de supermercados tem uma loja com frente para a Bordini e fundos para a Xavier Ferreira.
Fortunati não entrou em detalhes, mas o custo elevado da passagem, com jeito de praça ou pérgula, se deveu à necessidade de proteger com concreto a tubulação subterrânea do famigerado conduto forçado (obra de R$ 59 milhões) que leva as águas das enxurradas, via Bordini e Dr. Timóteo, para o Lago Guaíba. Pouca gente sabe que sob a passagem de pedestres havia ali, outrora, um riacho chamado Tamandaré.
A denominação da passagem, em homenagem aos Lanceiros Negros, é fruto do empenho da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora (AMA) em recuperar a memória da área situada “atrás” da Coronel Bordini.
Segundo o sociólogo João Volino Correa, presidente da AMA, a área onde fica a Passagem Lanceiros fazia parte da periferia da cidade, há cem anos. “A primeira casa da rua Mata Bacelar foi construída em 1916”, diz Correa, lembrando que “a casa ainda está de pé”, à sombra de um gigantesco empreendimento imobiliário do grupo Maiojama que ocupa meio quarteirão entre as ruas 24 de outubro, Mariland e Nova York.
Apesar de servir como morada de classemedianos, o bairro Auxiliadora ainda abriga descendentes de negros e mulatos. Na cerimônia, porém, houve uma maioria absoluta brancos.
Entre o fim de abril e o início de maio, a AMA vai coordenar a pintura de um painel-memorial alusivo aos Lanceiros Negros no muro mais alto da Passagem, perto da rua Mata Bacelar. Nas demais extensões dos muros, serão feitos grafites. Depois, o espaço será ocupados por feiras ecológicas e eventos artísticos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Praça homenageia Lanceiros Negros em Porto Alegre”

  1. Avatar de Cesar Cardia

    Parabéns ao João Volino Corrêa, presidente da AMA, que lutou por isso desde o Fórum de Entidades para a Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *