Praças de Porto Alegre passadas a limpo

O trabalho dos voluntários ainda é pouco compreendido pela população (Foto: Naira Hofmeinster/JÁ)

Naira Hofmeister

As praças da Matriz e Alfândega e ainda um pequeno espaço dentro do parque Farroupilha terminaram o sábado mais bonitas do que de costume. Uma ação planejada pela empresa All Service, de limpeza predial, reuniu mais de 150 voluntários que recolheram o lixo, pintaram brinquedos e lavaram monumentos nos locais.

“Há um mês atrás uma série de monumentos da cidade foi recuperada e, cerca de dois ou três dias depois já estavam pichados novamente, isso influenciou a escolha desse ano para o Dia do Voluntariado”, explicou o coordenador da limpeza no centro de Porto Alegre, Marco Antônio Piaza.

Vassouras, pás, químicos, água, sabão e a “ ação mecânica”, que é na verdade, é esfregar um pouco, foram as ferramentas de trabalho dessas pessoas. Só na Praça da Alfândega foram recolhidos 4 m³ de lixo, 18 monumentos foram restaurados e as gangorras e balanços do parquinho ganharam cores novas.

“Deu uma boa clareada”, achou João Renato, porteiro do Margs. Para o trabalhador, a ação significa bastante, mas o problema “é a educação das pessoas”, revela. Ele conta que todos os fumantes que visitam o museu atiram seus cigarros em frente à porta, entes de entrar. “Nem se tivesse um cinzeiro ali, eles lembrariam”, lamenta.

Eles sabem: “Não achamos que vai resolver, mas a idéia é chamar a atenção para a manutenção desse patrimônio da cidade. Sem lembrança a gente não tem vínculo”, acredita Leonardo Koehler, gerente geral da All Service e coordenador da ação. Para isso, além da pintura e limpeza das praças, os voluntários distribuíram mais de cinco mil panfletos para os freqüentadores, com explicações sobre a conservação patrimonial.

Ainda assim, Koehler conta que algumas pessoas os confundiram com presidiários que cumpriam pena através da prestação de serviço: “A população não está acostumada com a doação de serviços para a comunidade”. Mas ratifica: “Acreditamos que estamos plantando uma semente e isso se faz com exemplo”.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *