Segurança: imagens do Trensurb serão monitoradas pelo Centro Integrado

Uma reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, selou nesta quinta-feira, 25, uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a Trensurb, para reforçar a segurança nos trens que transportam quase 300 mil passageiros por dia entre a capital e a região metropolitana.
Estavam presentes o prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice Gustavo Paim, o presidente da Trensurb, David Borille; o diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda; o diretor técnico da Procempa, Michel Costa; e o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Pelo acordo, a Trensurb vai compartilhar com a prefeitura as imagens das câmeras de segurança dos trêns e de todas as estaçõe, que serão monitoradas pelo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).
Já a prefeitura vai ceder para a Trensurb 40 rádios digitais, para facilitar a troca de informações entre os órgãos e agentes de segurança pública.
A parceria se estende, ainda, no compartilhamento da rede digital de radiocomunicadores. Hoje existem alguns locais com “sombreamento”, ou seja, sem sinal para comunicação.
Prefeitura e Trensurb terão integração do sistema de pagamento de passagens, ampliando o uso de tecnologias de pagamento e bilhetagem eletrônica.
Já foram realizados testes para uso de pagamentos individuais com QR Code e pagamentos com cartão de crédito e débito, além de integrar os recebimentos do cartão de transporte municipal e metropolitano.
O reconhecimento facial é outra inovação.
O sistema vai conectar as câmeras das estações à base de reconhecimento facial da Procempa e do Estado. Isso vai permitir identificar não só autores de crimes mas também os fraudadores das isenções de passagem.
Também participaram do encontro os vereadores Moisés Barboza e Matheus Ayres.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *