Às 10h da manhã desta sexta-feira estiveram reunidos no Parque Ramiro Souto, que fica dentro da Redenção, o vice-prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Esportes, Edgar Meurer, representantes da Coordenação do Parque, do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e Sindicato de Profissionais de Educação Física (SINPEF), além de diversos professores de Educação Física.
O encontro tinha como objetivo esclarecer a notificação expedida pelo secretário de Esportes, no dia 27 de novembro, o qual proibia “o uso das dependências do parque Ramiro Souto para ministrar aulas particulares com fins lucrativos” e se aplicava a qualquer atividade esportiva, assim como grupos de corrida e personal trainer. A norma também proibia a utilização de banners e toldos nas áreas do Parque. A notificação causou muita revolta entre os profissionais que comandam as assessorias de corrida.
Frequentadores do parque reclamaram da atitude da Prefeitura. Profissionais responsáveis pelos grupos de corrida defenderam o uso da área. “A nossa presença aqui inibe os traficantes e bandidos que ficam ao redor do parque” exclamou um treinador. Muitos dos professores alegaram que hoje usam a Redenção pois foram expulsos do CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo). Também se defendeu o comando dos grupos de atividade física sempre na presença de um profissional da área que esteja regulamentado.
Vice-prefeito pediu desculpas
Na reunião, o vice-prefeito falou que “houve uma falha” na Prefeitura e pediu que o documento fosse desconsiderado. “Estou pedindo desculpas em nome do poder público.” Melo também salientou a importância da criação de um grupo de trabalho para acertar junto às assessorias de corrida o uso da pista. Assim, a utilização do parque para grupos de corrida, treinamento funcional e outras atividades físicas é permitida. Continua proibido pendurar banners com marcas ou logotipos. Colchões e outros artefatos usados nos exercícios estão liberados. Também não se pode estacionar dentro da Redenção, perto do Araújo Vianna, como muitas pessoas estavam fazendo.
Grupo de trabalho adotará pista
Logo que o vice-prefeito encerrou a reunião, o grupo de trabalho, formado pelos treinadores das Assessorias de Corrida, CREF e o coordenador do Parque, o professor Celso Mastracusa, se reuniu para estabelecer as primeiras normas para o uso do parque. A reunião durou pouco mais de 20 minutos e a imprensa não pode entrar. Sabe-se que a primeira decisão foi de que a pista atlética seja “adotada”.
“Vamos cadastrar os interessados em cuidar da pista, o entorno como o jardim etc”, relatou a treinadora de corrida Rita Abero. O grupo também vai propor à SMAM que o banheiro, disponível somente até as 19 horas, seja fechado mais tarde.
Prefeitura pede desculpas e educadores físicos podem dar aulas no Ramiro Souto
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário