Prefeitura prepara nova revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

Prepara-se uma nova revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre.
Segundo o Estatuto das Cidades, as diretrizes gerais da política urbana, o Plano Diretor dos municípios, deve ser revistas a cada dez anos. O Plano Diretor de Porto Alegre passou por uma revisão, aprovada em 2009. 
Na semana de Porto Alegre serão anunciadas as primeiras providências para iniciar a revisão, que, na verdade já começou com um seminário em  dezembro.
Agora, será criado um Grupo de Trabalho (GT), formado por técnicos de todos os órgãos municipais, para fazer o diagnóstico. Enquanto isso, abre-se um processo de consulta e pesquisa junto à da população.
Haverá ainda uma Conferência da Cidade, com data ainda a ser definida, quando se pretende “aprofundar o debate com as instituições de ensino, entidades de classe e sociedade organizada, além dos integrantes dos Fóruns Regionais de Planejamento e do Orçamento Participativo (OP)”.
De acordo com a supervisora de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, Patricia Tschoepke, “o objetivo é fazer um convite à reflexão de qual é a cidade que queremos para os próximos 20 anos”.
A última revisão do Plano Diretor  de Porto Alegre foi iniciada em 2003, entrou na câmara em 2007, foi aprovada em 2009, mas só entrou em vigor em 2010, quando foi sancionada pelo prefeito. E desde então tem sido sucessivamente retalhado por meio de Leis Complementares, que o desfiguram em relação aos propósitos que deram base ao projeto quando ele iniciou em 2003.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *