Previsão é de mais chuva para esta sexta-feira

Para os próximos dias, a meteorologia indica que as chuvas, com possibilidade de granizo, ainda podem continuar. No site do Climatempo, a previsão é de chuva para amanhã com uma pausa no sábado e no domingo. A Defesa Civil continua em alerta para atender os desabrigados. O governador José Ivo Sartori (PMDB)  via Twitter, afirmou que “A prioridade são as pessoas. A Defesa Civil e os órgãos do governo seguem plenamente mobilizados”.
O dia após o temporal de granizo
A quinta-feira foi de reconstrução na Capital e todo o Estado. A chuva dos últimos dias e o temporal da madrugada, com granizos, devastaram casas, derrubaram árvores e deixaram muitas pessoas sem luz.
Na Capital o prefeito José Fortunati se reuniu com secretários e sua equipe onde definiu quais seriam as prioridades de atendimento para os atingidos da chuva.  As pancadas de chuva, que no Sarandi chegaram a 61,6mm, vieram acompanhadas de ventos de até 116km/h. Às 10h eram registrados mais de 150 quedas de galhos ou árvores, sendo 60 casos não notificados, mas constatados por agentes nas ruas. Dessas ocorrências, 22 são de árvores de grande porte, com bloqueio total de vias, e 38 árvores de porte médio, com bloqueios parciais. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) disponibilizou cinco equipes com caminhões para dar suporte à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), que está atuando com 20 equipes, no recolhimento dos galhos e árvores. As 17h o DMLU já somava mais de 170 toneladas recolhidas entre galhos árvores.

DSCN3397
Esquina da Borges de Medeiros com a Aureliano de Figueiredo Pinto

Na madrugada 39 bairros ficaram sem luz e foram realizados pelo DMAE mais de 130 atendimentos. Durante o dia a prefeitura registrou 22 pontos de alagamentos  e 43 semáforos desligados. No ginásio Tesourinha cerca de 230 pessoas desabrigadas eram mantidas.
De acordo com o Sistema Ceic-Metroclima, as imagens de satélite mostram que as condições de temporal e as chuvas mais fortes já passaram por Porto Alegre, mas as próximas horas ainda devem ter tempo chuvoso. Os acumulados, das 9h de quarta-feira, 14, às 9h de hoje, nos pluviômetros da rede, chegaram a 54,3mm no Jardim Leopoldina, 52mm no Lami, 50,6mm no Humaitá, 50mm no Centro, 49,5mm em Belém Novo, 49,4mm na Floresta, 41,2mm na Restinga, 40,7mm Lomba do Pinheiro e 32,4mm na Glória.
No Estado a situação não foi diferente. Segundo a Defesa Civil, a chuva atingiu mais de 60 municípios e 50 mil pessoas.
A RGE publicou às 11h a seguinte nota:
“A Rio Grande Energia (RGE) informa que o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre o final da tarde quarta-feira e a manhã desta quinta-feira,  acompanhado de fortes ventos e da incidência de grazino,  prejudicou o fornecimento de energia na área de concessão da companhia. Dos 1,4 milhão de clientes atendidos pela empresa, 80 mil estão sem energia neste momento, em razão dos danos causados pela queda de objetos na rede elétrica.Desde a noite de quarta-feira, a RGE reforçou o número de equipes de campo e atua com sua capacidade máxima para reestabelecer a energia de seus clientes no menor espaço de tempo. Em alguns casos pontuais, o restabelecimento do serviço pode demorar mais tempo pelo difícil acesso ou por causa do rompimento de cabos. ”
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *