O repórter do Jornal JÁ, Matheus Chaparini, participou neste final de semana do 37º Congresso Estadual dos Jornalistas, que reuniu cerca de 70 profissionais de jornalismo em Caxias do Sul.
Chaparini integrou a primeira mesa do evento, na noite de sexta-feira, 24, na Câmara de Vereadores, ao lado da professora de direito Letícia Bortoluzzi, da Faculdade da Serra Gaúcha e de Márcia Carvalho, representante do sindicato e mediadora do debate.
Chaparini relatou o episódios do dia 15, quando foi preso e encaminhado ao Presídio Central enquanto trabalhava, cobrindo a ocupação da Secretaria da Fazenda por um grupo de estudantes e a violenta desocupação do prédio pela Brigada Militar.

Repórter é acusado por crimes dolosos
A professora Letícia estudou o caso e o expôs do ponto de vista jurídico. “Destaco o fato de os crimes imputados contra o jornalista serem todos dolosos, quando há a intenção de cometer o crime. Além disso, crimes de esbulho possessório são cometidos mediante ameaça”, explicou.
Chaparini citou outros episódios de jornalistas presos durante o exercício profissional, como o repórter Alfredo Daudt, do Jornal do Comércio, detido em 1987, quando cobria uma manifestação do Cpers na Praça da Matriz, da repórter da Rádio Inconfiência, Veronica Pimenta, detida na semana passada quando cobria uma reintegração de posse de um terreno ocupado por famílias em Belo Horizonte e do fotógrafo Naian Meneghetti, preso em 2013, quando cobria um protesto que culminou na invasão da embaixada dos Estados Unidos em Porto Alegre.
Além destes, o jornalista recordou o caso do processo movido pela família Rigotto contra o Já e seu editor, Elmar Bones. O episódio está relatado no livro Um reportagem duas sentenças: “É uma forma de censura por via judicial, principalmente quando se trata de um jornal pequeno. Um processo destes acaba com a empresa, como poderia ter acontecido com o Já, não fosse a insistência e teimosia do Elmar.”
Com o tema “Por que as redes sociais são importantes?”, o congresso foi organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul .
O evento acontece a cada dois anos e é um preparativo para o Congresso Nacional dos Jornalistas. A edição deste ano acontece de 25 a 28 de agosto em Goiânia e terá com o tema “Jornalismo ético: a sociedade quer e precisa”
Vereador vai propor moção à Câmara
Também esteve presente no evento, Jaison Barbosa (PDT), vereador de Caxias, “terra do meu governador, que ajudei a eleger”, comentou. Diante do relato e dos vídeos do episódio, Barbosa se comprometeu a propor à casa uma moção de contradição, já na próxima semana. Jaison Barbosa integra a base aliada do prefeito Alceu Barbosa Velho, também do PDT.

Prisão de repórter é debatida no Congresso Estadual de Jornalistas
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário