Os professores da rede estadual do ensino decidiram encerrar a greve decretada na terça-feira passada e voltam às aulas na próxima segunda-feira, 07/08.
A decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria, realizada na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, que reuniu cerca de duas mil pessoas, entre professores, funcionários de escolas, alunos e pais de estudantes.
Professores que fazem oposição à diretoria do Cpers queriam a continuidade da paralisação. Mas segundo à presidente do sindicato, professora Helenir Schüller, não dava para contrariar o indicativo apontado na reunião do Conselho Geral da entidade, no dia anterior. Nele, dos 42 núcleos que compõem o Cpers, 26 votaram pela suspensão da greve, seis foram a favor da manutenção e o restante seguiria a decisão da Assembleia Geral.
Durante as falas que antecederam à votação, a direção do Cpers foi duramente criticada por professores de oposição ao atual comando da entidade. Eles consideram a postura da direção branda com o governo Sartori. Os defensores da diretoria, no entanto, argumentaram que a realidade é diferente e a divisão demonstrada na ocasião só enfraquece a luta dos professores e beneficia o governo estadual.
Votação manual
Por não aceitar o resultado da apuração visual feita na consulta de encerramento da greve, os oposicionistas pediram votação manual em urnas, que acabou confirmando o fim da paralisação, com 1015 votos a 705, para suspender a greve.
Ficou marcado também reunião do Conselho Geral, no dia 25, e indicativo de nova Assembleia Geral no dia 1º de setembro.
Antes da Assembleia, pela manhã, os professores fizeram manifestação em frente à Secretaria da Educação, na avenida Borges de Medeiros e depois se dirigiram para o Palácio Piratini. O governo do estado não se manifestou em relação ao movimento.
A presidente do Cpers, Helenir Schüller, disse que o fato dos professores retornarem às aulas não é derrota para eles diante do governo. “A luta continua com o mesmo empenho. Temos programados várias atividades a partir da semana que vem para dialogar com a comunidade escolar, com os pais dos alunos e sociedade em geral”.
Professores da rede estadual de ensino decidem voltar às aulas na segunda-feira
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário