Projeto Parque do Pontal será apresentado à população em abril

O projeto de aproveitamento da área do antigo Estaleiro Só, na avenida Diário de Notícias, em Porto Alegre será apresentado à população em abril em duas audiências públicas. A primeira acontece dia 8, no Jockey Club. A segunda, dia 9, na ingreja Sagrada Família, na Cidade Baixa. Ambas acontecem às 19h.
Nos encontros, a comunidade conhecerá detalhes do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto que teve o nome alterado de Pontal do Estaleiro para Parque do Pontal.
A mudança é simbólica: batizado com a primeira alcunha, o projeto passou na Câmara de Vereadores (que precisou alterar o regime urbanístico do terreno) sob a suspeita de que houvera pagamento de propina a vereadores, que tiveram o voto orientado por empresários da construção civil, conforme noticiou o Jornal JÁ na época. O Ministério Público chegou a investigar o caso.
Também como Pontal do Estaleiro, ele foi rejeitado pela população em um plebiscito em 2009. Embora a pergunta tenha sido sobre a permissão do uso comercial para o terreno, os militantes contrários ao projeto entenderam que o resultado sinalizava a resistência da população a ideia de usar a área para construir edifícios altos.
Agora a BM PAR, que comprou o terreno, inclui um parque não apenas no nome do empreendimento. Um total de 64% da área de seis hectares será pública e entre os equipamentos de uso comum estarão praças, escadarias contemplativas voltadas para o rio, e um parque com relógio solar, ponto dos cataventos e chafarizes dançantes. A informação foi publicada no blog do repórter Jocimar Farina.
Originalmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) havia proposto a realização de um único encontro, com a comunidade do entorno, mas o conselheiro da RP1, que abrange o centro da cidade, solicitou que houvesse também um debate para a região, que sentirá reflexos principalmente no tráfego de veículos que será intensificado com a nova construção.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

3 respostas para “Projeto Parque do Pontal será apresentado à população em abril”

  1. Avatar de Eduíno de Mattos

    * SENADOR BLAIRO MAGGI. (BM PAR) Blairo Maggi Participações & Empreendimentos)
    o senador MOTO-SERRA DE OURO terá que participar destes encontros, afinal ele “é o proprietário” deste “OVO DA SERPENTE” que foi derrubado pela CONSULTA PÚBLICA EM 2009, (NÃO AO PONTAL) esta área deve retornar ao público, NESTE ESPAÇO DA ORLA DO RIO GUAÍBA a população revindica UM PARQUE PÚBLICO MULTI-USO.

  2. Avatar de Caio Lustosa
    Caio Lustosa

    A área do Pontal é de domínio público.Sua privatização é ilegal e inconstitucional. Tanto a legislação municipal como o leilão em que foi “adquirida” padecem de nulidade.Desde o Código Civil de 1916,como as Constituições Federal e Estadual a partir de 30 consideram as margens de rios estaduais como bens de uso comum do povo,inalienáveis, a não ser por lei específica que os desafete.Assim, quer o aforamento, em 50),quer a remissão(67) também são nulos.Convém lembrar que a Súmula 479 do Supremo considera as “margens de rios navegáveis são de dominio ppúblico,insuscetíveis de expropriação e, por isso mesmo, excluidas de indenização”.Portanto, os portoalegrenses, nas audiencias públicas de 8 e9 de abril, devem repudiar esse “novo” projeto da BM-Par, que nada mais é do que um esbulho do patrimonio público.

  3. Avatar de Suzana Souza

    Fui moradora da zona sul na minha adolescência, passava pelo estaleiro Só quando ainda havia um resto de navio e depois o abandono.
    já que irão construir prédios num ligar tão lindo, porque não fazer prédios lindos, com uma arquitetura arrojada, diferente de uma torre simplesmente! Não acredito que não exista em Porto Alegre cabeças pensantes, arquitetos e engenheiros com este style, vamos ousar como Dubai, algo digno do lugar onde estão !! Já que é pra ser então que seja ! gostaria de uma Porto Alegre para o mundo uma DUBAI !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *