A primeira sessão plenária após o recesso dos vereadores, na Câmara Municipal de Porto Alegre foi quente. Começou com o ainda líder do Governo, Clàudio Janta (SDD) pedindo a retirada dos projetos enviados na semana passada pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior.
O pacote do prefeito mexe nas isenções do transporte público e nas gratificações dos servidores públicos municipais.
Em seu discurso Janta admitiu que o transporte público está sucateado e que algumas isenções devem ser revistas mas foi enfático ao dizer que os projetos enviados “não resolvem” o sistema de transporte públicos. “Nenhum direito adquirido deve ser retirado” defendeu o vereador.
Outra reivindicação de Janta foi a retirada do projeto que altera o pagamento de salários e, consequentemente, o dia do décimo terceiro para o dia 5 de janeiro. “Décimo Terceiro é uma gratificação natalina” bradou.
Se não forem retirados os projetos, Janta não será mais o líder, conforme avisou ainda na tribuna.
Depois dele, defesas e críticas de diversos vereadores foram ouvidos em relação aos projetos enviado por Marchezan.
Nos bastidores se fala em queda da força política de Marchezan entre os vereadores. “Ele vai se complicar muito aqui dentro” revelou um vereador ao repórter, pedindo anonimato.
Oposição se mexeu no Plenário
Alguns fatos ocorridos ainda na sessão plenária, não deixam dúvidas: Marchezan perde força no legislativo. Um deles, é um pedido de representação ao Ministério Público de Contas de inspeção especial no transporte público de Porto Alegre, diante do decreto do Prefeito Marchezan que acaba com a gratuidade da 2ª passagem.
A iniciativa da líder da oposição, Fernanda Melchionna (PSol) teve a assinatura de 16 parlamentares, inclusive da base aliada.
Outro fato, foi a convocação de dois secretários à Câmara de Vereadores. O secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário e o diretor da Procempa, Michel Costa. A oposição quer esclarecimentos sobre os serviços realizados pela secretaria e o departamento. Um convite será enviado pela casa nos próximos dias aos respectivos representantes do executivo.
Projetos polêmicos enfraquecem Marchezan na Câmara de Vereadores
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário