Nesta quarta-feira, 31, acontece no Solar do IAB o evento “Cinema e arquitetura: 3 diálogos”. O palestrante é arquiteto, professor e diretor de cinema Paulo Leônidas, que traz uma reflexão sobre a intersecção secular entre o cinema e a arquitetura, com vários exemplos em que a arquitetura é também protagonista dos filmes.
Após a palestra, haverá debate com a presença dos arquitetos Cláudia Costa Cabral e Luis Henrique Haas Luccas, professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O evento é promovido pelo IAB-RS e pelo Laboratório de Cinema e Arquitetura. O início é às 19h30 e a entrada é franca. O Solar do IAB fica na rua General Canabarro, 363, Centro Histórico.
Arquitetura e urbanismo em pauta nas Quartas no IAB
A sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil, localizada na rua General Canabarro, Centro Histórico de Porto Alegre, funciona como um centro cultural. A realização de atividades voltadas à cultura foi parte do acordo entre Governo do Estado e IAB para a cedência do Solar, que foi moradia de Manoel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história oficial da capital gaúcha e do Estado.
E assim vem sendo. Todas as quartas-feiras tem evento. São as Quartas no IAB, que já acontecem há seis anos. Rafael Passos, presidente do IAB-RS, diz que o objetivo é colocar a arquitetura e o urbanismo na pauta da sociedade.
“No Brasil isso é pouco comum. Enquanto na Espanha ou mesmo no Uruguai, aqui do lado, a arquitetura e o urbanismo são muito mais apropriados pelas pessoas como segmento da cultura”, afirma Passos.
A primeira quarta do mês é reservado ao Bar do IAB, com uma apresentação musical e cerveja artesanal à venda. O evento recorda o tradicional bar, situado no térreo da antiga sede do IAB, na rua Annes Dias. Ponto de encontro de arquitetos, além de jornalistas, artistas e outros grupos. Nelson Coelho de Castro é o artista da próxima edição, no dia 7 de junho.
Nas demais quartas, a programação se divide em três eixos: desafios urbanos, que traz uma abordagem transdisciplinar, mais acessível ao público leigo; projeto e obra, que traz arquitetos apresentando seus projetos concretizados, mais voltado a profissionais da área e estudantes; e artes visuais, são três exposições ao longo do ano no espaço do IAB.
Quarta no IAB debate a arquitetura no cinema, com Paulo Leônidas
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário