Já tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que vai garantir a transferência definitiva da área do Quilombo do Areal à associação comunitária dos descendentes que vivem na região.
O projeto conclui o processo de titulação, que determina ao Estado a emissão dos títulos de domínio aos remanescentes das comunidades de quilombo.
O terreno que será doado aos quilombolas fica na Cidade Baixa, entre as avenidas Getúlio Vargas e Praia de Belas – na rua Baronesa do Gravataí – e deverá será gravado como Área Especial de Interesse Cultural.
É um cuidado que o Executivo quer tomar diante da especulação imobiliária sobre a região, cujos contornos estão mudando rapidamente com a construção de novos edifícios de classe média.
“Originada do desaparecimento de antigos arraiais e posteriormente ocupada, predominantemente, por descendentes de escravos, a área foi paulatinamente transformada por amplas operações urbanas em área residencial”, explica o texto.
“O quilombo do areal é um dos últimos remanescentes das ocupações típicas da região e vive sob constante pressão de um mercado imobiliário em franca expansão”, completa.
* Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre
Quilombo do Areal receberá terreno da prefeitura
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário