Rafuagi leva o Hip Hop ao museu

Um ciclo de cultura hip hop marca os dez anos do grupo Rafuagi, no Museu de Comunicação José Hipólito da Costa. A exposição começa nesta segunda-feira (29/9) com um coquetel aberto ao público e um pocket show do Rafuagi e Ana Lonardi, às 19h.
A exposição conta a história do Rafuagi, que completou dez anos de carreira em 2014, por meio de fotos, recortes de jornais, painéis, vídeos, roupas, troféus e outros objetos importantes para o grupo. Ainda estão previstas palestras, debates e pocket shows com artistas parceiros do Rafuagi, como Carlinhos Carneiro, Ana Lonardi e Frank Jorge, entre outros, além de abrir espaço para novos talentos no palco livre.
“Nosso objetivo é ocupar espaços atípicos para a cultura Hip Hop. Queremos fomentar o interesse da juventude na visitação a museus e espaços culturais, além de mostrar um pouco da nossa história, que se confunde com a história do Hip Hop de todo o Rio Grande do Sul, pois dez anos representa uma geração”, afirma Rafa, um dos rappers.
PROGRAMAÇÃO
29/09 – Coquetel de lançamento. Show com Rafuagi e Ana Lonardi (19h às 21h)
30/09 – Palestra com Jean Andrade (Alvo Cultural) – (9h às 10h) – Palestra com White Jay (14h às 15h). Show com Zilla Sonoro e Dick Jay + Palco Livre (19h às 21h)
01/10 – Palestra com Rafuagi (9h às 10h) – Palestra com Rafuagi (14h às 15h). Show com Rafuagi e Preserve Reggae (19h às 21h)
02/10 – Visitação durante o dia. Show com Rafuagi e Frank Jorge (19h às 21h)
03/10 – Espaço aberto para visitação ao dia. Show surpresa + Palco Livre (19h às 21h)
04/10 – Visitação durante o dia. Show com Rafuagi e Hot Players Crew (19h às 21h)
05/10 – (Museu Fechado – Eleição)
06/10 – Visitação durante o dia. Palco Livre (19h às 21h)
07/10 – Visitação durante o dia. Palestra com Dj Cabeção (Fat Duo) (14h às 15h). Show com Rafuagi e Carlinhos Carneiro (19h às 21h)
Formado por Rafa, Ricky e DJ Croko, o Rafuagi é hoje uma referência em hip hop no Rio Grande do Sul – sendo um dos grupos independentes que está há mais tempo em atuação. Atualmente, o trio vem apresentando shows para a divulgação do novo álbum, Parte do Ciclo, que celebra os dez anos de carreira do Rafuagi e foi lançado em setembro, em Porto Alegre. Antes disso, os rappers realizaram uma turnê de shows e atividades no Uruguai e Colômbia, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e interior do Rio Grande do Sul.
O álbum tem 12 composições, com participações de diversos artistas, como Daniel Drexler, Emicida, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Zilla Sonoro, Narrador Kanhanga, Dj Madruga e Dj RM. Além do cuidado com o conteúdo das letras, que retratam temas de relevância social, associando questões sobre direitos humanos e cultura urbana, a sonoridade única e original é um dos destaques do trabalho.
O primeiro disco dos rappers, Esse é o Meu Lugar, com 15 faixas e que teve participações especiais de Rappin Hood, Nitro Di, SNJ e Lica Tito, foi lançado em 2012 e conquistou o prêmio Rap Longa Vida do Rap Gaúcho, na categoria Melhor Disco, além de receber indicação para o Prêmio Açorianos. Em 2012, o grupo estreitou os contatos com o grupo colombiano YBNT. Juntos, gravaram a faixa Ponto de Vista, lançada na Colômbia no novo disco do YNBT. Já em 2013, Rafuagi aprofundou sua experiência em terras sul-americanas: durante uma semana, o grupo esteve em Montevideo, onde participou do Break Dance Montevideo, um dos maiores eventos de rap no país vizinho.
LINKS:
www.rafuagi.com.br
http://www.youtube.com/rafuagirap
http://www.twitter.com/rafuagibrasil
http://www.facebook.com/rafuagi.brasil
http://soundcloud.com/rafuagi
 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *