RBS: fantasma da tesoura volta a assombrar

A RBS retomou os cortes de pessoal.
Em setembro, quando o grupo demitiu a primeira leva de 130 funcionários por conta de um “ajuste estratégico”, o JÁ antecipou, com base em fontes confiáveis, que outra leva do mesmo porte ocorreria depois das eleições.
A empresa desmentiu.
Na tarde desta quarta-feira, o anúncio do desligamento do vice-presidente de Jornais, Rádios e Digital, Eduardo Smith, trouxe de volta o fantasma da tesoura.
Nem a formalidade do anúncio, em carta do presidente Eduardo Melzer, conteve a onda de especulações, surgida na véspera, e até uma lista de nomes com antigos e importantes profissionais circulou.
Novos cortes seriam anunciados na próxima segunda-feira, 3, e podem, até janeiro, atingir um número muito maior do que o previsto.
Um consultor de empresas disse ao JÁ que o “ajuste estratégico” programado pela RBS, sob a batuta do administrador Cláudio Galeazzi, prevê a redução total de 10% de  cerca de 6 mil funcionários.
A crise que atinge a RBS, com queda de receita publicitária, principalmente dos anúncios classificados, perda de assinantes e venda avulsa dos jornais, é na verdade uma crise sistemica que abala todas as corporações de mídia no país.
Para a vice-presidência de Jornais e Mídias Digitais,  no lugar de Smith, irá a jornalista Andiara Petterle, atualmente em São Paulo como CEO da Predicta – empresa de publicidade e mídia programática do portfólio da e.Bricks, holding de investimentos digitais da RBS.
Em entrevista ao Coletiva, ela disse que sua meta “é integrar e reforçar as experiências on e off-line do leitor, enriquecendo e ampliando muito mais sua experiência com o conteúdo e criando novas possibilidades de abordagem com o mercado. A relação de credibilidade com as marcas não muda, mas se amplia nas diversas plataformas”. Andiara assume a nova função em março de 2015.
 
CARTA DE DUDA MELZER AOS FUNCIONARIOS:
Colegas da RBS,
Compartilho com vocês uma mudança muito importante que estamos fazendo na nossa estrutura e operação. Nosso companheiro de Diretoria Executiva Eduardo Smith, em decisão planejada e conjunta com a RBS, deixará a função de Vice-Presidente de Jornais, Rádios e Digital em 31 de dezembro, encerrando seu ciclo como executivo do Grupo RBS.
Há 20 anos na empresa, mais do que um excelente executivo e colega, Smith sempre foi um grande parceiro. Começou sua trajetória conosco como trainee e foi conquistando posições em reconhecimento a sua dedicação, a sua capacidade e ao seu comprometimento.
Quando convidei o Smith para liderar nossa operação de jornais e rádios, a partir de janeiro de 2013, combinei com ele algumas missões relevantes para esses dois anos, como a formação de um time de alta performance e alinhado aos nossos valores para que pudéssemos enfrentar os desafios da nossa indústria; o desenvolvimento de novas frentes tecnológicas; a implementação das mudanças que marcaram os 50 anos de Zero Hora e a reestruturação dos nossos jornais no RS e em SC.
Entendemos, eu e o Smith, que a missão está cumprida e que as operações sob sua responsabilidade estão prontas para um novo ciclo a partir de 2015. Por tudo isso, e também pela amizade que temos, deixo aqui meu enorme reconhecimento e meu agradecimento a ele por tudo o que fez pela RBS. Desejo muito sucesso ao Smith nos caminhos que vai percorrer e na sua busca por novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Diante dessa mudança, farei alguns movimentos importantes: as Rádios, sob liderança da Fabiana Marcon, passam a se reportar diretamente para mim, e nos jornais, estarei à frente do período de transição, que ocorrerá nos próximos quatro meses, até a chegada da nova liderança.
Pensando neste novo ciclo de oportunidades para os nossos jornais, convidei a nossa colega Andiara Petterle para ser a nova Vice-Presidente dos Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS.
Gaúcha de Alegrete, ela começou sua carreira no Rio de Janeiro, onde formou-se em Comunicação Social pela PUC-RJ e concluiu seu mestrado, realizado em parte na universidade Brown (EUA), no Departamento de Cultura Moderna e Mídia, onde também foi pesquisadora.
Andiara, além da grande experiência executiva, tem experiência em gestão de conteúdo, tanto na área editorial quanto na área de negócios. A partir de 2000, trabalhou na TV Globo como coordenadora de jornalismo e produto multimídia. Em 2005, fundou o Bolsa de Mulher, maior grupo de mídia voltado ao público feminino da América Latina. Desde 2011, Andiara está na RBS, nos postos de CEO da Predicta (onde, inclusive, lidera um projeto para a Associação Nacional dos Jornais, ANJ) e líder de empresas de mídia digital da e.Bricks.
Nas conversas com a Andiara, compartilhei nossa visão de futuro para os jornais: valorização do jornalismo, nossa crença e principal atividade; aperfeiçoamento dos nossos jornais impressos, com melhorias no produto e abertura de novas oportunidades de negócio; desenvolvimento de novas plataformas e nova linguagem digital e mobile para nossos conteúdos. Queremos aproveitar ao máximo todo o potencial que temos ao unir o que aprendemos a fazer há 57 anos com as tecnologias disponíveis hoje no mundo.
A Andiara está num momento muito especial. Grávida de oito meses, está esperando a chegada da Olívia. E com a filha e o marido, Guilherme, vem construir a sua família em Porto Alegre no início do ano que vem. Desejo à Andiara muita energia e muita garra para encarar os desafios que virão.
E ao amigo Smith, dirijo minha palavra de gratidão pela dedicação e comprometimento em todos esses anos. Como eu disse a ele, as relações profissionais passam, mas as relações pessoais são as que ficam. Conta sempre comigo e com a RBS!
Eduardo Sirotsky Melzer
Presidente

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *