Redenção ganha Associação dos Amigos do Parque

Cerimônia marcou os 71 anos da Redenção, nesta terça-feira, 19 de setembro (Fotos: Helen Lopes/JÁ)


Helen Lopes

Ao completar 71 anos, a Redenção foi presenteada com a fundação de uma entidade civil, formada pela comunidade, para auxiliar na promoção e preservação da área. O anúncio oficial foi feito em frente ao Monumento ao Expedicionário, na tarde desta terça-feira, 19 de setembro, dia do aniversário do parque.

A Associação dos Amigos do Parque Farroupilha pretende congregar todas pessoas interessadas em ajudar. “Qualquer um pode participar, moradores, freqüentadores e até quem não vem ao Parque”, brinca Roberto Jakubasko, membro do Conselho de Usuários do Parque há seis anos e um dos integrantes da Associação.

Jakubasko reside há 50 anos no Bom Fim e falou em nome da comunidade, na solenidade. Destacou que o aumento do fluxo de pessoas eleva a despesa de manutenção. “Nosso objetivo é realizar ações para melhorar a qualidade de uso do parque, além de participarmos das decisões junto com a gestão”, afirmou.

Conforme o administrador da Redenção, Clóvis Breda, a idéia da associação é antiga e foi possível a partir da consolidação do Conselho de Usuários, criado há seis anos. “Esse grupo formou a base, uma rede de pessoas em contato para tratar assuntos da Redenção”, observa Breda.

Ele acredita que o Conselho deve continuar fazendo a interlocução política com a administração municipal, enquanto a associação irá interagir de forma mais prática na captação de recursos, através de patrocínios ou convênios, para a conservação do parque.

“Isso dará mais agilidade aos projetos e podemos até participar da Lei de Incentivo à Cultura, para fazer a manutenção do Monumento do Expedicionário”, exemplifica.

A primeira assembléia da Associação de Amigos do Parque Farroupilha acontecerá nesta quinta-feira, 21 de setembro, a partir das 19h, no Anexo do Instituto de Educação General Flores da Cunha (av. Osvaldo Aranha, 527). Na ocasião, será discutida uma proposta de estatuto e a formação de uma coordenação.

“Cerca inteligente”

Na cerimônia, o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, enfatizou que além de ser o parque mais conhecido, a Redenção é patrimônio ecológico e cultural do Estado. “São 40 hectares que abrigam 10 mil árvores de 40 espécies, além de monumentos que contam a história do Rio Grande”.

Durante os 20 minutos em que discursou, Moesch disse que pretende dar atenção à segurança no Parque, ampliando a parceria com a Guarda Municipal e Brigada Militar. “Estamos cercando o parque de forma inteligente, com câmeras de vídeo”, afirmou. Três aparelhos foram instalados, mas as imagens ainda não estão sendo utilizadas pela BM.

Moesch também destacou a importância Associação dos Amigos do Parque para preservação da área, buscando parcerias e atuando a partir das necessidades apontadas pela comunidade. De acordo com o secretário, a manutenção do Parque custa R$ 1,4 milhão por ano à Prefeitura.

O secretário reafirmou também a intenção de diminuir os eventos de grande porte no Parque Farroupilha. “Progressivamente, devem ser transferidos para o Anfiteatro Pôr-do-Sol, que foi construído para isso. O que também é uma forma de descentralizar as atrações”, entende.

Pista de orientação

A Redenção ganhou nesta terça-feira uma pista permanente de orientação – uma espécie de trilha realizada a partir de um mapa que mostra os postos de direção – instalada em parceria com o Colégio Militar.

Conforme o diretor da instituição, Tenente Coronel Piaggio, o local servirá para a prática do esporte e o contato da comunidade com as árvores do Parque. “Cada ponto de referência está próximo de uma planta, onde o uma placa com o nome da espécie”, conta.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Redenção ganha Associação dos Amigos do Parque”

  1. Avatar de Vilmar Ramos de Bitencourt
    Vilmar Ramos de Bitencourt

    O Parque está entregue a incompetentes, que o mutilam, com cortes absurdos e desprovidos de qualquer fundamentação técnica! Falta profissionalismo e vontade política de buscar a sustentabilidade e um melhor uso da área! Corta-se tudo sob o argumento de uma maior visibilidade por parte do usuário, livrando-se de assaltos! Nada mais irresponsável e inconsequente! Naõ há equilíbrio de idade: plantas velhas, de meia idade e jovens em crescimento! Plantas desvitalizadas continuam de pé enquanto outras tombam sob as motosserras! Nada mais estúpido! Falo como Botânico e não como um ignorante no assunto! Não faz muito que cortarm um belo eucalipto e uma seringueira à margem do lago! Por quê e pra quê? Por puro capricho de um servidor público desprovido de qualificação e de experiência na área! Vamos revitalizar o parque, seguindo essa orientação: limpeza; restauração e pintura de monumentos; colocação de placas sobre coleta e destinação final do lixo; plantio de novas espécies, buscando um maior equilíbrio ambiental; colocação de mais coletores e recuperação dos já existentes; orientação técnica voltada à limpeza e à conservação! Fico à disposição para auxiliar em todas as etapas do processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *