República Dominicana mira exemplo brasileiro na gestão das águas

Carlos Matsubara*
A República Dominica, país caribenho, vem implantando em três microbacias projetos semelhantes ao Programa Cultivando Água Boa, criado pela Itaipu Binacional.
O Cultivando Agua Buena, como é chamado por lá, é hoje uma política de estado sob a coordenação do Ministério de Energia e Minas (MEM) e o Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INDRHI) que apontaram oito microbacias a serem trabalhadas.
O governo brasileiro tem intermediado a parceria e a troca de experiências entre a Itaipu e aquele país, através do Itamaraty e a Agência Nacional de Águas (ANA). O modelo é o mesmo que já foi adotado com sucesso pela Guatemala.
A novidade é que uma quarta microbacia já teve seus trabalhos iniciados, e esta por sua vez, é fronteiriça ao Haiti, país mais pobre do continente e que poderá ser beneficiado por consequência.  “Evidente que esperamos que beneficie o país (Haiti) em ações de reflorestamento e preservação do solo e das águas”, disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, durante o Encontro de Experiências Pioneiras e Inovadoras de Iniciativas Sociais na Gestão da Água, em Foz do Iguaçu, entre 15 e 17 de setembro.
Friedrich ressalta que a estatal brasileira não “coloca um centavo” nos projetos na República Dominicana.  Nessa primeira etapa serão apenas algumas viagens eventuais para intensificar os encontros com os diversos segmentos da sociedade, que vão da iniciativa privada aos movimentos sociais e agências internacionais de cooperação. “Colocamos a disposição nossos documentos e metodologias, e quando eles vêm para o Brasil, mostramos na prática os resultados. Também realizamos muitos cursos a distancia e videoconferências”, explica o diretor.
Com relação ao Haiti, tivemos uma sondagem do embaixador para que fossemos ao país, mas precisamos aguardar uma demanda oficial. “Não podemos simplesmente ir até lá, sem uma solicitação formal. Mas como o rio é fronteiriço, pode ser que os haitianos sejam afetados positivamente também”, prevê.

oficina_futuro_rep_dom_riogrande - Cópia
Futura oficina na Republica Dominicana

 
Programa Cultivando Água Boa
O Cultivando Água Boa é uma ampla iniciativa socioambiental concebida pela Itaipu Binacional, em 2003.  Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários, emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. As ações vão desde a recuperação de micro bacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos.
*Enviado a convite da Itaipu Binacional

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *