Felipe Uhr
A obra de restauro da Ponte de Pedra, no Centro Histórico de Porto Alegre, é mais uma empreitada paga pelo grupo Zaffari e Bourbon como contrapartida à construção de novos supermercados na capital.
A rede varejista pagará R$ 587,9 mil pela reforma, que inclui um reforço na estrutura, além da recuperação estética do monumento. Na última quarta-feira (17), foram colocados os tapumes para proteger o local.
O valor estava originalmente destinado para a reurbanização do Belvedere Ruy Ramos, que proporciona uma das melhores vistas da cidade no alto do Morro Santa Teresa. Porém, foi transferido por decisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).
“A obra no Belvedere Ruy Ramos era para Copa, resolvemos substituir pela Ponte de Pedra que era uma cobrança do Ministério Público”, admite o titular da pasta, Mauro Moura.
O Termo de Compromisso firmado por Zaffari e prefeitura de Porto Alegre, no qual consta o rol de contrapartidas previstas para a cidade (entre elas a reurbanização de diversas praças, construção de ciclovias e até a renovação do canteiro central do Parque da Redenção), prevê que a “Smam, a seu critério, pode incluir outros locais, substituindo os listados”.
Para formalizar a alteração, será assinado um Termo de Conversão que altera o compromisso inicial. O novo documento pode ser apresentado ao final da prestação de contas.
Belvedere ficou sem recursos

Com a alteração no rol de contrapartidas do Zaffari, o projeto de reurbanização do Belvedere Ruy Ramos foi paralisado. Não há qualquer previsão de realização. “Ficamos sem recursos”, revela o secretário do Meio Ambiente, Mauro Moura.
A obra no morro Santa Teresa era uma das contrapartidas do Grupo Zaffari e Bourbon relativos à construção do Bourbon do Força e Luz, na rua Doutor Alcides Cruz, no bairro Santa Cecília.
Além do projeto urbanístico paisagístico do belvedere, haveria a construção de um prédio comunitário.
A Ponte de Pedra não consumirá a totalidade dos recursos que haviam sido destinados a Santa Teresa. Parte do dinheiro também foi destinado para o estudo do projeto de revitalização da Orla, que já está em execução.
Restauração da Ponte de Pedra é mais uma obra paga pelo Zaffari
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário