Revista da FEE promove Magliani, “marginal das artes plásticas”

A Fundação de Economia e Estatística (FEE), que resiste à extinção oficial decretada pelo governador José Ivo Sartori, lançou nesta terça-feira no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) a edição de 2017 da RS em Números, revista de 52 páginas com dados consolidados sobre a economia e outros setores da vida gaúcha.
Na capa e em algumas páginas internas destacam-se obras representativas do trabalho da artista plástica Maria Lida Magliani (1946-2012), a primeira negra formada na Escola de Belas Artes da UFRGS, onde teve como mestre o paulista Ado Malagoli.
Nascida em Pelotas, Magliani era criança quando se mudou para Porto Alegre. Como estudante e trabalhadora das artes, engajou-se na militância pela inclusão social dos negros, produzindo uma arte agressiva que jamais alcançou viabilidade comercial.
Assim mesmo conquistou espaço em galerias públicas e obteve prêmios em exposições nacionais. Em 1987, aos 40 anos, expôs no MARGS; no catálogo da mostra, a artista se deixa fotografar diante de um quadro; título da foto “Auto-retrato dentro da jaula”.
Além de lutar para expor e vender seus quadros, Magliani sobreviveu fazendo trabalhos artísticos para peças de teatro, jornais e livros. Um dos seus trabalhos mais marcantes foi ilustrar o livro “Inventário do Irremediável”, de Caio Abreu.
Presente no evento de lançamento da revista RS em Números, o coordenador nacional de formação política do Movimento Negro Unificado (MNU), Emir Silva, que atua no Rio, lembrou que o Brasil, mesmo sendo o segundo maior país negro do mundo (o maior é a Nigéria), com mais de 100 milhões de afrodescendentes, “ainda não entendeu as relações racistas que permanecem”.
Magliani morreu há cinco anos no Rio de Janeiro. No próximo dia 30, será inaugurada uma rua, no bairro Campo Novo, em Porto Alegre, com o nome dela, por proposição da vereadora Mônica Leal. Até agora, a rua é conhecida como “5005”.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *