Estreante no mercado literário, o jornalista Luiz Guimarães lança no dia 24 de julho, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, o romance Vinhas da Peste, uma obra que traz para a ficção um episódio real da história recente do Rio Grande do Sul. O livro é ilustrado pelo multipremiado cartunista Santiago, tem capa de Marco Cena e prefácio do escritor e Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil.
Explorando como pano de fundo o surto de aftosa que sacudiu a pacata cidade de Joia, situada no noroeste gaúcho, na segunda metade do ano 2000, o autor cria um ambiente mágico, dando alma aos animais marcados para morrer, ao mesmo tempo em que revela o lado mesquinho dos homens que arquitetam a estratégia de combate ao mal.
A obra traz para o conflito o debate político acerca do episódio e extrapola para o romance policial quando um assassino em série barbariza a pequena comunidade. Na esteira de um vinho misterioso, capaz de provocar mutações na espécie humana, a narrativa ganha tons de realismo fantástico, ao profanar a convivência entre homens e homens e animais e homens.
“Desde o início, nunca passou pela minha cabeça produzir um livro-reportagem; a ideia sempre foi trabalhar o real (o episódio da aftosa) pelo caminho da ficção, sem deixar, no entanto, de ser fiel aos fatos que acompanhei como repórter da extinta Gazeta Mercantil de São Paulo”, explica Guimarães.
No prefácio, Assis Brasil afirma que o conjunto de pessoas e elementos – quase todos incontroláveis – faz com que o romance justifique a si mesmo. “É um romance que, apropriando-se de um material comum (o pampa e suas circunstâncias), diz-nos algo de novo.”
O autor
Luiz Carlos Monteiro Guimarães é formado em Jornalismo e pós-graduado em Marketing pela PUC/RS. Lecionou Redação Jornalística no curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Por longo tempo, trabalhou como editor e chefe de reportagem do Correio do Povo e como repórter da sucursal de Porto Alegre na extinta Gazeta Mercantil. Atualmente, é editor de Economia do Jornal do Comércio.
Romance baseado em surto de aftosa no Estado será lançado na quinta, 24
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário