O 25º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi) terá abertura e divulgação dos premiados nesta quinta-feira, 30, às 18h30, no Paço Municipal. Na ocasião serão conhecidas as 62 obras dos artistas selecionados e a exposição “de Iberê para Maqui – anos 1990” do artista Iberê Camargo o homenageado do Sidi. O salão tem o objetivo de estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações em cinco categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial, além de Menções Honrosas.
Em suas 25 edições, o evento se consolidou como um dos principais meios de promoção e divulgação do produto gráfico brasileiro, além de contar com a participação de artistas gráficos de países como China, Turquia, Alemanha, Ucrânia e Estados Unidos, entre outros.
O artista homenageado é Iberê Camargo, que com o pseudônimo de “Maqui” produziu uma série de charges de cunho político na primeira metade da década de 1990 até sua morte no ano de 1994. Estes trabalhos mostram a veia crítica e a profunda ligação do artista com as demandas sociais de seu tempo. É uma oportunidade de conferir a influência exercida pelas artes gráficas na sua obra. Serão apresentados 25 desenhos originais, além de jornais onde as charges foram publicadas e o conto “Acidente em Angra” e suas ilustrações.
Participaram do júri de seleção: Bruno Ortiz Monllor, Leandro Roberto Bierhals Bezerra, Edgar Luiz Simch Vasques da Silva e Neltair Rébes Abreu, o Santiago, e do júri de premiação Bruno Ortiz Monllor, Edgar Luiz Simch Vasques da Silva e Neltair Rébes Abreu.
O evento é uma realização da prefeitura, por intermédio da Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura e tem o apoio do Metro Jornal, que publicará os trabalhos premiados em uma página exclusiva. Uma das apoiadoras do evento, a Viacolor, laboratório fotográfico, irá premiar os artistas vencedores com um álbum de capa fotográfica e 20 páginas no formato 25x25cm. A Fundação Iberê Camargo e GalArt, Galeria de Arte, completam a lista de apoiadores.
25º Salão Internacional de Desenho para Imprensa
Abertura – quinta-feira, 30, às 18h30
Visitação até 9 de março de 2018, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Pinacoteca Aldo Locatelli
Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico – Porto Alegre
Outras informações
Coordenação de Artes Plásticas – Pinacoteca Ruben Berta, rua Duque de Caxias, 973 – 3º andar, 3289-8291
Salão Internacional de Desenho para Imprensa abre nesta quinta
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário