Sartori leva ministro às minas para ganhar aval ao projeto do carvão

O governador Sartori vai à zona de mineração de carvão em Butiá, acompanhado do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta segunda-feira (24) à tarde.
Serão visitadas as minas a céu aberto do Baixo Jacuí e as instalações da Copelmi, concessionária das reservas e que desenvolve um projeto audacioso para ampliar o aproveitamento do carvão mineral gaúcho.
No longo prazo a empresa prevê um polo carboquímico, a partir de uma planta de gaseificação do carvão da região.
O primeiro passo, porém, para atender uma demanda mais urgente, é uma usina térmica para gerar mil MW a partir do carvão. A tecnologia japonesa seria o grande diferencial pelo baixo impacto ambiental.
O governo estadual selou seu apoio ao projeto quando em missão oficial ao Japão, em junho. Sartori visitou a Usina Hitashinaka Power Plant, em Tokai-Mura (Ibaraki), e participou de reuniões sobre a exploração sustentável do carvão e a possibilidade de aproveitamento da tecnologia japonesa no Rio Grande do Sul.
Além desses encontros, o governador reuniu-se com executivos da Copelmi e das empresas PWC Advisory LLC, Tokyo Eletric Power Company Holdinfs e IHI Corporation, interessadas no projeto.
A construção, no Rio Grande do Sul, de uma usina térmica de carvão de alta eficiência para geração de energia, idêntica à que foi visitada no Japão pela missão gaúcha, já tem estudo de viabilidade e fontes de financiamento definidas.
A presença do ministro de Minas e Energia no evento de hoje sinaliza o envolvimento do governo federal com o projeto. Afinal, a viabilidade da usina depende, acima de tudo, da compra antecipada da energia pelo governo federal.
Com informações da Assessoria de Imprensa.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *