Um grande ato, ocorrido na tarde desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, praticamente chancelou a permanência da Secretaria Municipal dos Esportes.
Diante de representantes dos parques municipais Ararigbóia e Alim Pedro, do Conselho Regional de Educação Física e da graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), grupos de ginástica e outras entidades ligadas aos esportes, 20 vereadores se manifestaram em plenário contra a extinção da pasta, conforme prevê a Reforma Administrativa enviada pelo prefeito Nelson Marchezan Junior ao Legislativo.
Para a manutenção da Secretaria são necessários pelo menos 19 votos. A Frente Parlamentar em Defesa da Secretaria de Esportes, coordenada pela vereadora Sofia Cavedon (PT), diz ter pelo menos 23 votos.
A oposição ao governo, sete votos, se declarou a favor da SME. O PMDB, com 5 vereadores, e o PSB, com dois, também deram seus pareceres favoráveis. Os vereadores, Dr. Thiago (DEM), Márcio Bins Ely (PDT), Rodrigo Maroni (PR), Tarcísio Flecha Negra (PSD), João Bosco Vaz (PDT) e Cássia Carpes (PP) também declaram na tribuna que vão votar a favor da continuação da SME.
O líder do governo, o vereador Claudio Janta (Solidariedade) preferiu não comentar o assunto.
Custo irrisório
Segundo relatório da Frente Parlamentar assinado por servidores, a SME representa 0,36% do orçamento do município. Deste valor, 88% vão para pagamento de pessoal (servidores concursados), 6% para a Procempa e verba de custeio, e outros 6% para projetos e programas.
A votação da reforma administrativa proposta por Marchezan, em tramitação na Câmara de Vereadores, prevê a redução de 37 para 15 secretarias. Não tem data definida. O projeto extingue as seguintes pastas:
Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (SMACIS);
Secretaria Municipal dos Direitos Humanos (SMDH);
Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME);
Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE);
Secretaria Municipal da Juventude (SMJ);
Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC);
Secretaria Municipal de Turismo (SMTur);
Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUrb);
Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA);
Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV);
Secretaria Municipal de Transportes (SMT);
Secretaria Municipal de Administração (SMA);
Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO);
Secretaria Municipal de Gestão (SMGes);
Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL).
Secretaria dos Esportes não será extinta, afirmam 20 vereadores
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário