Secretário promete tirar a Cidade Baixa do escuro

Matheus Chaparini
O secretário Rafael Fleck, de Obras e Viação, garante que em até 40 dias, a Cidade Baixa receberá melhorias na iluminação pública.
O secretário participou, na noite desta segunda-feira, 9, de uma caminhada com moradores e comerciantes do bairro.
Fleck garantiu a substituição de lâmpadas queimadas, além da instalação de novos braços de iluminação em postes e novos refletores.
“Passamos por alguns locais que só estavam iluminados por causa do comércio e outros que estavam completamente escuros mesmo, que chegam a dar medo”, afirmou Carla Santos, do grupo Vizinhança na Calçada.
A comunidade vinha articulando o encontro há um mês. O grupo de cerca de 15 representantes locais foi acompanhado pelo secretário Fleck, por seu antecessor, Mauro zacher, e por um técnico da secretaria. Eles percorreram as ruas do bairro, registrando locais onde a falta de iluminação pública é mais grave.
Patrocínio está quase toda no escuro
Ao longo da caminhada, os moradores listaram os pontos mais problemáticos. A Rua da República foi uma das mais citadas na lista. Ruas de menor movimento como a Miguel Teixeira, Lopo Gonçalves e Baronesa do Gravataí também apresentam problemas. Foram identificados mais de 20 locais onde devem ser instalados novos pontos, além de trocas de lâmpadas queimadas ou quebradas.
Há casos de quadras inteiras e trechos longos que carecem de iluminação. É o caso da José do Patrocínio, que precisa de novos pontos de iluminação da Loureiro da Silva até a Joaquim Nabuco. O trecho de 7 quadras representa mais da metade da extensão da rua.
Projeto de iluminação baixa deve sair em 60 dias
Outro compromisso firmado pelo secretário foi em relação ao projeto de substituição dos postes de iluminação baixa nas ruas República, João Alfredo e em trechos da Lima e Silva e Joaquim Nabuco. Fleck garantiu que o projeto sai em 60 dias. Após o projeto, ainda é preciso fazer a licitação. “A Prefeitura só abre o edital se tiver dinheiro em caixa, então pode levar tempo. Por outro lado, é ano de eleição, então não temos como saber. Prefiro não criar expectativas”, afirmou Carla.
O secretário se comprometeu a instalar os novos pontos de luz dentro do prazo de 40 dias nos locais que já possuem fiação elétrica, pois a instalção dos fios depende da CEEE.
Confira a lista:
Jose Do Patrocínio, 818 – braço de iluminação ou refletor
Alberto Torres quase Lima e Silva –  Refletor
Lima e silva em frente à Olaria e ao nº 707 – braço
Lima e Silva em frente ao Zaffari – braço
Lima e Silva, 445 – braço
Travessa comendador Batista – refletor no meio da quadra
José do Patrocínio – da Loureiro até a Joaquim Nabuco – braços de iluminação ou refletores
Baronesa do Gravataí  –  Da República até a Igreja cinco postes baixos ou refletores
República em frente ao restaurante Via Imperatore – troca de lâmpada
República 569 – Troca de Lâmpada
República 697 dois lados da rua – troca de Lâmpada
República,  720 – Troca de lâmpada
República quase esquina Baronesa – braço
República 740 – instalação de ponto
Olavo Bilac da José do patrocínio até a Lima e Silva – refletores
Luz baixa na Lima e Silva da República até Perimetral
Rua Miguel Teixeira – refletores
Lopo Gonçalves – refletores

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *