Secretário se compromete com solução para Morro Santa Teresa

Naira Hofmeister
O governo do Estado é parceiro dos moradores para avançar na regularização fundiária e na preservação ambiental e de patrimônio histórico no Morro Santa Teresa.
Foi o que assegurou o Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, que caminhou ao lado de dezenas de moradores em um passeio de quase duas horas pelo Morro neste sábado (07).
“Não é simples. Temos limitações financeiras e resolver a infraestrutura vai ser complicado. Mas não mediremos esforços para avançar”, garantiu o secretário.
Burmann preferiu não arriscar uma meta até a qual a atual gestão é capaz de chegar. “A primeira etapa é conseguir concluir o projeto de regularização fundiária”, observou.
O fato é que, ao contrário do que temiam lideranças comunitárias e entidades envolvidas na regularização do morro – batalha que teve seu auge em 2010, quando a ex-governadora Yeda Crusius tentou aprovar um projeto que autorizava a venda da área, que é pública – os novos ocupantes do Piratini tem demonstrado vontade de resolver a situação.
“Este governo assumiu a regularização fundiária do Morro Santa Teresa como uma prioridade na área habitacional”, reconheceu um dos coordenadores do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa, o engenheiro Vinicius Galeazzi.
Famílias permanecerão no local
A SOP trabalha para concluir um estudo aprofundado sobre a situação das cerca de 3 mil famílias que vivem no local de forma irregular. Há um compromisso de regularizar as moradias e encontrar uma solução para quem está em área de risco.
“Vamos trabalhar para que ninguém precise sair do morro”, asseverou o secretário.
Ele visualiza uma solução através de um projeto do Minha Casa Minha Vida para a população local. “Estive em Brasília na semana passada tratando disso”, revelou.
Essa era uma das principais angústias dos moradores. “Quando apareceu esse projeto da Yeda, ela dizia que não tinha ninguém morando aqui”, lembrou o presidente da Vila Gaúcha – uma das quatro que formam o movimento – Darci Campos dos Santos.
Além da Gaúcha, formam parte do Morro Santa Teresa as comunidades União, Ecológica e Padre Cacique.
Prefeitura melhora infraestrutura
Embora ainda não esteja regularizado, o Morro vem recebendo melhorias de infraestrutura desde a metade deste ano, quando o secretário de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio foi encarregado da tarefa pelo prefeito José Fortunati.
Está havendo troca de encanamento do esgoto, que corre a céu aberto em alguns locais, para reduzir os danos à saúde dos moradores. “Vamos fazer tudo o que for preciso para proteger a dignidade dessas famílias”, prometeu Marcantônio, que também esteve na caminhada.
Além disso, a CEEE está concluindo a instalação elétrica nas vilas.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *